Sábado, 25 de Setembro de 2021 00:54
43 9 9937 4574
BELLA GENTE Há 5 anos

Ordem DeMolay completa cinco anos em Cambará

Entidade centenária patrocinada pela Maçonaria visa trabalhar a formação moral de garotos de 12 à 21 anos

28/08/2019 20h14 Atualizada há 2 anos
Por: Carlos Roberto Francisquini
Ordem DeMolay completa cinco anos em Cambará

C.Roberto Francisquini

 


 

 

A Ordem DeMolay uma das iniciativas patrocinadas pelos integrantes da Loja Maçônica Jacques De Molay de Cambará completa cinco anos na ativa nesta quarta-feira (28). Considerada um marco para a comunidade local, o Capítulo Jacques DeMolay nº 869 do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, tem como objetivo ajudar na construção do caráter de jovens, ajudando-os a crescer e amadurecer como líderes competentes, comprometidos e cuidadosos com a comunidade onde estão inseridos.

 

A Ordem DeMolay foi criada por Frank Sherman Land em Kansas City – Estados Unidos em 1919 com o objetivo de amparar jovens entre 12 a 21 anos, órfãos de pais mortos na primeira grande guerra mundial. A teoria de Sherman Land era trabalhar as sete virtudes essenciais para a formação do jovem, são elas: Amor filial, Reverência Pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo, além dos três baluartes da Ordem que são: Liberdade Civil, Religiosa e Intelectual com lições de liderança e empreendedorismo.


A ideia de Sherman Land parte do princípio da formação filosófica, fraternal, iniciática e filantrópica, para aqueles jovens e se expandiu rapidamente por todo os Estados Unidos e posteriormente por todo o planeta, se tornando na maior entidade juvenil do mundo.

 

O Capítulo da Ordem DeMolay chegou a Cambará por intermédio de Claudemir Antônio Teceron, um dos grandes incentivadores e responsáveis para a instalação do Capítulo na cidade. Inspirado na história de Frank Sherman Land,  Teceron enxergou a necessidade de se trabalhar a ideia com os jovens locais. À medida que se aprofundou no assunto, ganhou apoio de seus colegas de Loja e desde então o trabalho vem sendo realizado com sucesso em Cambará. Claudemir Teceron foi o primeiro Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Jacques DeMolay, em Cambará.  Para ele, a chegada dos DEMOLAY na cidade, não se trata de uma conquista da Loja, mas uma oportunidade que os jovens cambaraenses estão tendo desde a sua fundação, de ampliarem suas perspectivas de futuro pontuadas na boa formação. “Cada jovem DeMolay passa ser um polinizador de coisas boas e quem ganha com isto é a sociedade no modo geral”, disse na cerimônia de instalação do Capítulo na cidade, há cinco anos.

 

História:

 

Gabriel Maioque Teceron foi empossado como o primeiro Mestre Conselheiro do Capítulo cambaraense e Guilherme da Silva Furlan tomou posse como Primeiro Conselheiro e Pedro Eugênio Rodrigues Menossi foi empossado Segundo Conselheiro.

                Os membros Fundadores são: Athillio Aurélio Rodrigues Bettini, Aelson Michelato Filho, Gabriel Sakamoto, Lucas Marcussu Freire.

Foram iniciados na Ordem DeMolay na ocasião de sua fundação: Caio Augusto Prezotto, Gabriel Bernardelli, Felipe Mafra de Almeida, Leonardo Maiochi Chimini, Pedro del Padre, Marcelo Menossi e Felipe Alves Peres.

 

                O Conselho Consultivo do Capítulo Jacques DeMolay ficou formado da seguinte forma: Presidente Claudemir Antonio Teceron, vice-presidente: Gaetano Portolese, Secretário Sérgio Fernando Ribeiro e os Consultores: Aelson Michelato, José Carlos Furlan, Rogério Di Credo Gilioli, Almir Del Padre, Fábio Rogério Bettini.

                Vale destacar que toda Loja Capitular tem a participação de um Clube de Mães que dá todo o amparo aos trabalhos desenvolvidos pela Ordem DeMolay. 

 

Publicidade 


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias