Sábado, 25 de Setembro de 2021 01:15
43 9 9937 4574
BELLA GENTE Rockstar

Rafael Moreira se prepara para o cruzeiro do KISS

Rockstar cambaraense foi o entrevistado de hoje no Programa Circulando. O artista falou da carreira internacional e ao final do programa autografou a edição da Revista que ele foi reportagem de capa

27/09/2019 14h55 Atualizada há 2 anos
Por: Carlos Roberto Francisquini
Rafael Moreira se prepara para o cruzeiro do KISS

C.Roberto Francisquini

 


 

 

O guitarrista brasileiro Rafael Moreira, nascido em Cambará-Pr, é, sem exagero, um dos mais talentosos guitarristas do mundo.

O cara está na alta roda da música internacional, tem seu trabalho profissional reconhecido pelo público norte americano e divide os palcos com as maiores estrelas musicais do planeta.

Em turnê mundial com o Paul Stanley, da icônica banda Kiss, o músico cambaraense trabalha na divulgação de seu mais recente disco, Death Race, de sua banda, a eletrizante Magnético. Este é o terceiro álbum lançado nos Estados Unidos e está a venda na internet.


O músico esteve na manhã desta sexta-feira (27) ao lado de sua mãe, a professora de música, pianista e multi-instrumentista Marili Cury Moreira na 104FM de Cambará. Na entrevista ao vivo falou da carreira profissional, além de recordar dos tempos em que viveu na cidade. O papo rendeu boas recordações e momentos de descontração. Rafa Moreira comentou que desde quando ganhou sua primeira guitarra, aos seis anos, sabia exatamente onde queria estar. O músico cresceu ouvindo e tocando Kiss, Rolling Stones e várias outras bandas inglesas, como Black Sabbath, Deep Purple e Led Zeppelin. 


Ele disse que sua mãe é a grande responsável pela sua formação musical. “Ela plantou em mim e nos meus irmãos Neto, Leleco e Mari, a paixão pela música. Lá em casa todos somos músicos e devemos isto a nossa mãe”, contou.


Rafal Moreira também lembrou de seu pais Benedito Moreira Junior. “Existe muitos tipos de pais, o meu era um cara muito aberto ao papo e sempre nos apoiou no que nos propomos a fazer”, recordou, “faz muita falta”, emendou.

 

Na infância, Rafael Moreira formou ao lado de seus irmãos mais velhos Leandro e Neto Moreira o primeiro power trio de rock. E as primeiras exibições aconteceram em sua cidade natal Cambará, além de Jacarezinho e Ourinhos, onde reside parte de sua família.

 

“Eu acho que ter crescido em Cambará e ter estudado em Jacarezinho com 11 anos foi incrível, pois todo mundo tocava e existia uma grande comunidade roqueira na época. Foram anos incríveis”, diz, “penso que todos os trabalhos que tenho feito tem sido uma grande soma de experiências”, acrescenta.

 

Aos 20, parte para a Califórnia EUA convencido deque cursar música no Musicians Institute em Hollywood era o seu lugar. Seu talento musical nato, afinado por sua mãe Marili, professora de Música e multi-instrumentalista, foi crucial no início e aos poucos ele se revelava um artista promissor. Foi em um dos testes para formação da banda de Cristina Aguilera, quando ainda cursava o MI, que Rafa viu sua vida mudar para sempre. Ele foi aprovado de primeira e viajou o mundo na turnê da cantora norte americana.

 

Em seguida, o guitarrista integrou a banda da cantora popstar Pink. Foram cinco anos de parceria, várias turnês mundiais, shows na TV, DVDs, e participou da gravação do disco “Im Not Dead” da cantora. “Foram anos intensos”, recorda Rafa.

Sua performance atraiu atenção de muita gente da cena pop rock californiana e Rafa foi parar na televisão americana em programas como “Rockstar INXS”, Rockstar Supernova (Jason Newsted, Tommy Lee), as temporadas 3 e 4 do ”The Voice” americano em Los Angeles, além do American Idol entre 2014 e 2016. A exposição positiva nestes programas de televisão deu ainda mais folego na carreira do músico.  Dave Navarro chegou a tecer comentários generosos ao vivo sobre a sua versatilidade e incrível habilidade com a guitarra. “Rafael é um dos melhores guitarristas do mundo”, disse Navarro na ocasião.

O músico passou a atuar em grandes shows ao lado de Peter Frampton, Dave Navarro, Matt Sorum, Steven Tyler, Dee Snider, Pink, Christina Aguilera, Don Felder (The Eagles), Marc Anthony, Stevie Wonder, Sheryl Crow e muitos outros!

Desconhecido do público e da imprensa brasileira, Rafa Moreira, foi o músico convidado pela CONMEBOL para fechar a final da Copa Libertadores da América de 2013, em Belo Horizonte, tocando sua guitarra para quase 70 mil pessoas no estádio e mais de 400 milhões de expectadores na TV pelo mundo afora. “Foi um momento épico na minha carreira”, afirmou.

Ele é cantor, guitarrista, compositor e produtor. Produz seus próprios discos e atualmente está trabalhando no disco da cantora britânica Zoe Scott.

 

Em 2018 participou da turnê Soul Station, um projeto de Paul Stanley que reuniu grandes nomes, inclusive Eric Singer, baterista atual do Kiss. Foram 12 shows no Japão. A turnê contou ainda com um show privado em Miami para o encerramento da turnê e fechou a temporada gravando o mais recente trabalho solo do Paul. “Já gravei minhas partes, talvez eu faça alguns Overdubs, não sei ainda, mas eu estou feliz de ser parte disto”, afirmou.

 

Rafa cresceu ouvindo Kiss e hoje faz parte do projeto de um de seus integrantes da banda famosa. Paul Stanley é co-fundador da Banda Kiss e um dos maiores nomes da indústria musical do mundo. Parece surreal, ele mesmo admite isto, estar no projeto de um dos maiores ícones da cena rock mundial. “É surreal estar neste trabalho com o Paul. Cresci ouvindo o Kiss e hoje estou no estúdio gravando com o cara, mas também passou a ser normal, somos profissionais e sabemos muito bem o que queremos. É claro que eu sei quem ele é, sou fã, isto não muda, eu cresci escutando e tocando o som dos caras, mas nosso relacionamento é, além de tudo, muito profissional, é muito bom. É assim que tem que ser, né?”, descreve.

 

 

Questionado sobre se está vivendo o melhor de sua carreira, o músico é categórico em afirma que nada está completamente acabado. “Estou aprendendo. Todo dia aprendo um pouco. Levo minha carreira muito a sério e não é certo afirmar que estou no meu melhor, sabendo que posso aprender coisas novas a cada novo dia. Acho que nunca estarei totalmente pronto”, finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias