Segunda, 20 de Setembro de 2021 17:36
43 9 9937 4574
BELLA GENTE Resultado Positivo

Estudantes de Cambará são destaques na Olimpíada Nacional de Ciências

Raul Fonseca Poças conquistou o Ouro e Carlos Eduardo Francisquini a Menção Honrosa, ambos alunos do Colégio Nossa Senhora das Graças, competiram com quase 2 milhões e estudantes de todo o Brasil

29/11/2019 10h55 Atualizada há 2 anos
Por: Carlos Roberto Francisquini
Estudantes de Cambará são destaques na Olimpíada Nacional de Ciências
A partir da esquerda: Carlos Eduardo Francisquini, Professora Maria Juliana Santin dos Santos e Raul Fonseca Poças - Foto: C.Roberto Francisquini

 

C.Roberto Francisquini

 


 

 

O Colégio Nossa Senhora das Graças e o Centro de Ensino Médio Cambará acabam de anunciar que dois de seus alunos conquistaram posição de destaque na edição 2019 da Olimpíada Nacional de Ciências.


Os estudantes Raul Fonseca Poças conquistou a Medalha de Ouro na Olimpíada Nacional de Ciências e Carlos Eduardo Francisquini foi reconhecido com Menção Honrosa pelo trabalho apresentado.


Desenvolvida pelo Instituto Butantan, Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é promovida e executada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Olimpíada Nacional de Ciências bateu o recorde em 2019 com quase 2 milhões de estudantes inscritos em todo o país.


A ONC tem como objetivos despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental, além disto visa identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, proporcionando desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações.


A Olimpíada Nacional de Ciências é composta de duas fases. A prova da 1ª fase envolve 15 questões de múltipla escolha, já a segunda conta com 13 perguntas dissertativas. Os conteúdos cobrados foram de Astronomia, Biologia, Física e Química.

 

Do Resultado

A partir da esquerda: Professora Maria Juliana Santin dos Santos, Professor José Poças, Carlos Eduardo Francisquini, Professora Marisilvia Fonseca Poças, Raul Fonseca Poças e Ir. Rosicleide DefaveriFoto: C.Roberto Francisquini

 

O aluno Raul Fonseca Poças obteve a maior honraria, uma vez que conquistou a Medalha de Ouro na categoria 2ª série do Ensino Médio. No Estado do Paraná apenas 12 alunos foram contemplados com a Medalha de Ouro, distribuídos em apenas 07 cidades: 06 alunos de Curitiba, 01 de Foz do Iguaçu, 01 de Maringá, 01 de Londrina, 01 de Cornélio Procópio, 01 de Rolândia e 01 de Cambará. O aluno Carlos Eduardo Francisquini também conseguiu destaque na segunda fase, obtendo a Menção Honrosa, categoria para quem consegue se destacar na prova.


Também merece destaque especial a professora de Biologia Maria Juliana Santin dos Santos, pois foi ela quem despertou nos alunos o interesse pela Olimpíada, inscrevendo-os no evento, corrigindo os gabaritos, bem como na organização de todo o processo, desde o início até a aplicação da segunda fase.


Em nota, a direção do Colégio Nossa Senhora das Graças e do Centro de Ensino Médio Cambará cumprimentaram a professora  e os alunos pelo desempenho. “Estamos honrados em poder contar com uma profissional tão empenhada em seu trabalho e dedicada aos nossos alunos. Parabéns professora Maria Juliana Santin dos Santos”, diz o texto e acrescenta, “Raul Fonseca Poças é “prata da casa”, estuda no Colégio Nossa Senhora das Graças desde o Jardim II. Raul foi alfabetizado pela competentíssima professora Renata Carla Silva Costa, a quem devemos nossa gratidão. Aluno dedicado, estudioso e muito esforçado, Raul também é estudante do Método Kumon desde os 08 anos de idade, tendo como orientador o professor Mário César Vinicius Crivari Pereira. No método Kumon, Raul desenvolveu confiança e raciocínio, conceitos que o ajudaram muito nos estudos e na vida. Parabéns a todos os professores que contribuíram na formação do nosso aluno Medalhista de Ouro, bem como, Carlos Eduardo Fransisquini pelo grande feito”, finalizam. 

 

Publicidade 


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias