SICREDI TOPO
CBD 2020
CNSG 2020 TOPO
NOTA OFICIAL!

ALVO DE CRÍTICAS, DIRETORIA DA ACEC DIZ NÃO TER PODER PARA VETAR DECRETO MUNICIPAL

Entidade apresentou balanço de atividades e esforço para buscar a melhor alternativa para o enfrentamento da crise

05/05/2020 16h51Atualizado há 3 semanas
Por: Carlos Roberto Francisquini
Fonte: C.Roberto Francisquini
Ana Paula Pelozo Alberti - Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cambará - ACEC
Ana Paula Pelozo Alberti - Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cambará - ACEC

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Cambará – ACEC manifestou-se publicamente pela primeira vez desde o início da crise da pandemia do coronavírus.

Alvo de críticas de comerciantes associados e não associados que insistem em atribuir a ACEC o fato do fechamento do comércio no início da pandemia, a diretoria afirma que a entidade não tem poder para vetar ou ignorar o decreto municipal.

Neste texto, assinado pela atual presidente Ana Paula Peloso Aberti, a associação esclarece alguns pontos da situação e o esforço que a entidade fez para encontrar, juntamente com a Prefeitura de Cambará, o melhor caminho a ser percorrido para enfrentamento da crise.

Confira a íntegra do texto.

 

A ACEC – Associação Comercial e Empresarial de Cambará, em nenhum momento decidiu pelo fechamento do comércio. Na reunião de 27/03/2020 a diretoria da entidade entrou em acordo com a prefeitura, negociando que o comércio ficaria fechado mais uma semana, atendendo a um apelo dos órgão de saúde, que temiam pela superlotação dos hospitais, pensando em preservar vidas, e com a garantia de reabertura do comércio no dia 06/04/2020, como realmente aconteceu. Lembrando que fomos a única cidade do norte pioneiro a reabrir durante esse período, esse feito, recebeu elogios de todas as ACE’s da região e também da CACENORPI – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte Pioneiro, que ainda lutava com manifestos e participações nas reuniões da AMUNORPI – Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, para que as demais cidades também reabrissem. A Prefeitura Municipal de Cambará convida a ACEC às reuniões apenas para trazer informações sobre novos decretos, estas reuniões são agendadas no mesmo dia em que acontecem em minutos seguintes à convocação. A ACEC gostaria da participação dos associados, mas não há tempo hábil para avisar a todos. Algumas decisões a ACEC consegue flexibilizar para beneficiar os comerciantes, como foi o caso do atendimento delivery dos supermercados, mercearias, açougues e quitandas nos domingos e feriados e horário de abertura do comércio aos sábados, já que as informações do decreto trazia impedimento para essas questões.

 Após a recomendação do Ministério Público para fechamento do comércio em 08/04/2020, a ACEC, conseguiu marcar uma reunião com o promotor em 09/04/2020 para tentar flexibilizar a recomendação e evitar que o comércio novamente fechasse, porém o mesmo estava irredutível e a única alternativa era entrar com um pedido liminar. Questionado sobre essa possibilidade o Ministério Público informou que sua manifestação diante do pedido seria a mesma da recomendação, já que o mesmo seguia a AMUNORPI e demais promotores da região.

A ACEC, em 11/04/2020, reuniu sua diretoria com os dados levantados pela FACIAP – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná e CACENORPI – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte Pioneiro, de cidade da região que estavam vivendo a mesma situação e optou por não entrar com liminar, tendo em vista que as atividades não-essenciais descritas no Decreto Federal da covid-19, não obtiveram êxito com liminares. Orientamos que os associados que exercem alguma atividade essencial, ainda que não exclusiva, ou outras atividades e que queiram ingressar com pedido judicial poderia realiza-lo individual, com o auxílio da diretora jurídica da ACEC.

 Deixamos claro que não temos lado político e que não estamos medindo esforços para ver essa situação normalizada. Estamos à disposição de associados e não-associados para esclarecimentos e abertos à sugestões que levem ao nosso crescimento e de toda a classe. Sempre buscamos o bem comum. Repudiamos veementemente qualquer tentativa de usar toda esta situação e também o nome da ACEC para fazer “politicagem”, proferindo mentiras que colocam em dúvida a lisura e competência da entidade. Enquanto alguns criticam, outros buscam pelas soluções!

Agradecemos aos nossos associados e parceiros que continuam conosco lado a lado, em um trabalho árduo para que os impactos dessa pandemia sejam os menores possíveis. E foi através dessas parcerias que conseguimos realizar todas as ações abaixo listadas. Juntos somos mais fortes! 

 

CONFIRA ABAIXO ATIVIDADES REALIZADAS PELA ACEC NESTE PERÍODO. 

1.       17 e 18 de março – Campanha de prevenção ao novo coronavírus e recomendações aos empresários Cambaraenses.

2.       19 de março – Campanha em parceria com o Sebrae “Valorize o Pequeno negócio”.

3.       19 de março – Cursos online gratuitos através de parceria com o Sebrae.

4.       27 de março – Manifesto da FACIAP com sugestões e reinvindicações econômicas diante dos desafios que os empresários têm enfrentado em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, protocolado junto ao Governo do Paraná.

5.       30 de março – Incentivo ao atendimento delivery, com o decreto de fechamento do comércio.

6.       02 de abril – Parceria com SGC – Sociedade Garantidora de Crédito – Linha emergencial de crédito para empresas.

7.       02 de abril – Parceria com Fomento Paraná, através da Sala do Empreendedor, garantindo agilidade às solicitações de crédito dos associados.

8.       02 de abril – Live “Como Amenizar o Impacto da Pandemia nas Empresas”, através da FACIAP.

9.       03 de abril – Reunião com a diretoria da ACEC para discutir quais os melhores meios para auxiliar os associados neste momento de pandemia.

10.   03 de abril – Reunião com o executivo para solicitar a reabertura do Comércio.

11.   03 de abril – Elaboração e distribuição de ofício aos comerciantes, com medidas recomendadas pela Vigilância Sanitária, para atendimento dos estabelecimentos comerciais na reabertura do comércio, embasando assim, as normas técnicas exigidas pelo Ministério Público.

12.   03 de abril – Manifesto da CACENORPI com sugestões e reinvindicações econômicas diante dos desafios que os empresários têm enfrentado em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, protocolado junto à AMUNORPI.

13.   06 de abril – Reunião com a AMUNORPI – presença da CACENORPI, representando todas as ACE’s do Norte Pioneiro com as sugestões e recomendações do Manifesto protocolado em 03/04/2020.

14.   08 de abril – Campanha “Compre no Comércio Local” especial de Páscoa. Elaboração de cards com logotipo dos associados e o tipo de produto que este tem a oferecer para a comemoração da Páscoa.

15.   11 de abril – Reunião com a diretoria da ACEC para decisão de pedido liminar.

16.   13 de abril – Reunião com Comitê Gestor Municipal da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas – onde a consultora do Sebrae apresentou um estudo com a empregabilidade do comércio e o quanto o Novo Coronavírus impacta as micro e pequenas empresas, estudo esse usado posteriormente em ofício para a Prefeitura Municipal solicitando a reabertura do comércio.

17.    17 de abril – Ofício ao executivo, solicitando a reabertura do Comércio Local para 21/04/2020, contendo estudo da empregabilidade do comércio local e dos impactos do covid-19 para as micro e pequenas empresas.

18.   20 de abril – Orientação aos associados sobre crédito, através de parceria com Sicoob, Sicredi, SGC – Sociedade Garantidora de Crédito e Fomento Paraná.

19.   20 de abril – Campanha de incentivo ao uso de máscaras.

20.   28 de abril – Parceria com Sebrae, Fecomércio, Sesc, Senac, Sindlojas, Cidade Empreendedora, Cacenorpi, Sala Empreendedor, Ponto Atendimentos aos Empreendedores, CMEG, para disponibilizar consultoria GRATUITA para os associados na área em que ele precisa.

21.   29 de abril – Campanha “Compre no Comércio Local”, especial Dia das Mães.

22.   29 de abril – Reunião com Comitê Gestor Municipal da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

23.   30 de abril – Parceria com Sebrae, Cacenorpi e Sala do Empreendedor, oferece consultoria de vendas GRATUITA para o dia das mães.

24.   30 de abril – Campanha “Compre do Pequeno”, especial Dia das Mães – parceria Sebrae, Cacenorpi e Sala do empreendedor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.