Sexta, 04 de Dezembro de 2020 17:16
43 9 9937 4574
CULTURA PLANTÃO DO ARTISTA

UENP OFERECE SERVIÇO DE ASSESSORIA A ARTISTAS DO NORTE PIONEIRO

A ação visa também estimular a participação dos artistas da região nos mais diversos concursos culturais do país

24/07/2020 16h38 Atualizada há 4 meses
Por: Nathália Bonhole Fonte: Tiago Ângelo
Ao ser publicado um novo edital ou concurso relacionado à cultura, o projeto divulga informações e se coloca à disposição para ajudar os artistas
Ao ser publicado um novo edital ou concurso relacionado à cultura, o projeto divulga informações e se coloca à disposição para ajudar os artistas

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) oferece serviço de assessoria à comunidade artística da região. O projeto Plantão do Artista foi desenvolvido para ajudar os artistas que não têm acesso à internet ou que não sabem usar as novas tecnologias e por isso deixam de participar dos editais de fomento. A ação visa também estimular a participação dos artistas da região nos mais diversos concursos culturais do país.

Ao ser publicado um novo edital ou concurso relacionado à cultura, o projeto divulga informações e se coloca à disposição para ajudar os artistas.

“O artista procura o Galpão Cultural com o seu projeto, finalizado ou não, e nós damos orientações de como submetê-lo aos editais e, se for o caso, também ajudamos o artista a realizar sua inscrição”, explica James Rios, o diretor de Cultura da PROEC.

 

Atualmente, o Plantão do Artista está realizando orientações sobre o edital Cultura Feita em Casa, da Secretária de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Paraná, que recebe inscrições até o dia 27 de julho; e também oferece orientações preliminares sobre a Lei Aldir Blanc (14.017/2020).

O edital Cultura Feita em Casa (SECC -PR) vai selecionar conteúdos digitais artísticos e culturais autorais já finalizados, para exibição, por meio de plataformas de streaming e mídias socias do Governo do Paraná. A obra deve ser material audiovisual ou áudio, com duração de 15 a 30 minutos e classificação indicativa de até 12 anos. Os conteúdos selecionados serão licenciados para exibição pelo prazo de 24 meses.

Já a Lei Aldir Blanc (14017/2020) prevê, em caráter emergencial, recursos para Estados e municípios com o objetivo de auxiliar o setor cultural, artistas, coletivos e empresas que atuam no setor que foi amplamente afetado pela pandemia do novo coronavírus.

O atendimento, que é gratuito, está sendo realizado de forma presencial, toda terça-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, seguindo as normas de saúde e distanciamento social vigentes, e de forma virtual, às quintas com agendamento pelo telefone (43) 999123167. O Plantão do Artista atende no Galpão Cultural Romano Nunes, localizado na rua Antônio Lemos s/n, em frente ao PROVOPAR, em Jacarezinho.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias