Terça, 22 de Setembro de 2020 07:47
43 9 9937 4574
PALADAR BON APPÉTIT!

15 PRATOS TÍPICOS DA CULINÁRIA FRANCESA QUE VÃO TE DEIXAR COM ÁGUA NA BOCA

Inclua estas delícias na sua lista de motivos para visitar a França.

27/07/2020 16h47
Por: Nathália Bonhole Fonte: Guia da Semana
Macarons
Macarons

Está planejando uma viagem para a França? Então você precisa aproveitar e conhecer restaurantes deliciosos espalhados pela cidade. Assim, será possível provar a verdadeira culinária francesa, com pratos típicos de dar água na boca como Eclair, Croque-Madame, Escargot e muito mais.

 

Tarte Tatin

Trata-se de uma torta de maçã preparada ao contrário. Ou seja, coloca-se na forma as frutas e por cima a massa. Assim, quando desenformar o doce, as maçãs ficam no topo e bem caramelizadas.



Croque-Monsieur

Em teoria, o croque-monsieur nada mais é do que um misto quente mais elaborado. O pão é molhado no ovo, coberto com queijo e recheado com presunto e queijo. Depois é só tostar na frigideira. Você vai encontrar este lanche em qualquer cafézinho francês. Não esqueça de acompanhá-lo com um bom Café Creme.



Croque-Madame

O Croque Madame é uma versão mais elaborada do Croque-Monsieur. Ele pode ser recheado com saladinhas e ainda ser coberto com um ovo frito bem cremoso. É uma opção de almoço para você seguir turistando pela França.



Crepe

Essas panquecas de massa fina são típicas da região noroeste do país chamada de Bretagne. Porém você vai encontrar essa delícia em qualquer lugar. A crepe é conhecida pelas opções de recheios doces. Se você quer salgadas, aí já tem outro nome: galette.



Crème Brûlée

É uma receita preparada com creme de leite, açúcar, ovos e baunilha e finalizada com uma crosta de açúcar queimada. Se você assistiu o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain então se lembra que um dos grandes prazeres dela era quebrar a casquinha de açúcar com a colher.



Macarons

Talvez o Macaron seja o doce mais típico da França. Todo mundo já provou alguma vez ou pelo menos conhece e morre de vontade de comer esse biscoitinho de merengue crocante por fora e macio por dentro. A origem, no entanto, é italiana. O Macaron vem de macarrone, palavra italiana que remete à massa. Mas, foi na França mesmo que o docinho alcançou popularidade.



Escargot

Você encontra escargots facilmente nos cardápios dos restaurantes franceses. Durante a Idade Média, conta-se que os escargots eram estocados por prevenção para os dias de escassez. Trata-se de um caracol cozido com alho, salsa e manteiga.



Boeuf Bourguignon

Um prato típico que ficou famoso com o filme Julie & Julia, dirigido por Nora Ephron. Trata-se de carne de vaca cozida à exaustão no vinho tinto com legumes. Os franceses comem a carne acompanhada de purê ou pão.

 

Clafoutis

É uma torta de cereja preparada com uma massa leve com leite, açúcar e um creme de farinha. O diferencial é que as cerejas são colocadas inteiras na receita. Vale dizer que Clafoutis é o nome para a torta de cereja. Se você fizer a mesma receita, porém com frutas diferentes, ela leva o nome de Flaugnarde.



Sopa de Cebola

A sopa de cebola gratinada é uma especialidade muito tradicional da culinária francesa. Por muito tempo este prato foi considerado "comida dos pobres", já que as cebolas eram muito baratas e fáceis de encontrar. A sopa é preparada com cebolas, caldo de carne, queijo gruyère, conhaque e pão para gratinar.



Steak Tartare

Carne crua temperada com mostarda, ketchup, cebola, alcaparras e finalizada com ovo cru. O steak tartare é originário da Alemanha, mas se popularizou na França e continua sendo um sucesso em diversos restaurantes.



Ratatouille

Este é um prato típico de Provença que pode ser definido como um prato de legumes picados e temperados. Para que o Ratatouille seja fiel, não pode faltar tomate e beringela. Os outros legumes pimentão, abobrinha e cenouras não são obrigatórios, mas fazem toda a diferença, né?



Confit de canard

Confit de Canard é a coxa de pato preparada com a própria gordura acompanhada de batatas sautées. Em qualquer bom restaurante francês você conseguirá encontrar este prato típico.



Madeleines

A Madeleine é um bolinho em formato de concha feito à base de ovo. É uma sobremesa tradicional da região de Lorraine. Ideal para acompanhar um café creme bem forte em algum cafézinho charmoso francês.



Eclair

A eclair, ou como chamamos por aqui bomba de chocolate, é preparada com a massa choux, típica dos doces franceses. Pode ser recheada com opções variadas como chocolate, creme, doce de leite.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias