Sexta, 04 de Dezembro de 2020 18:29
43 9 9937 4574
PALADAR SMACZNEGO!

12 COMIDAS TÍPICAS DA POLÔNIA: CULINÁRIA E CULTURA POLONESA

Conheça agora mais sobre a culinária polonesa e saiba o que pedir quando estiver viajando pelo país, como o pierogi e outros pratos tradicionais

14/08/2020 16h17
Por: Nathália Bonhole Fonte: QUEROVIAJARMAIS
Além de comer, os poloneses gostam bastante de chás e vodcas, que são grandes aliados durante o inverno para ajudar a esquentar
Além de comer, os poloneses gostam bastante de chás e vodcas, que são grandes aliados durante o inverno para ajudar a esquentar

As comidas típicas da Polônia podem ser consideradas uma atração turística à parte do país. Muito pratos da comida polonesa têm repolho, batatas e ovos, que geralmente são servidos cozidos.

Além de comer, os poloneses gostam bastante de chás e vodcas, que são grandes aliados durante o inverno para ajudar a esquentar. E olha que o país possui uma grande diversidade das duas bebidas para oferecer aos viajantes. Conheça agora mais sobre a culinária polonesa e saiba o que pedir quando estiver viajando pelo país, como o pierogi e outros pratos tradicionais. Confira.

1. Pierogi

Comida típica polonesa Pierogi
Pierogi | Foto: Kgbo, via Wikimedia Commons

Dentre todas as comidas típicas da Polônia, o Pierogi talvez seja a mais popular delas. Ele é uma espécie de trouxinha de massa, recheada com os mais diferentes ingredientes, que pode ser servido frito ou assado. Lembra muito um capeletti ou ravioli e até mesmo um guioza.

Os recheios mais comuns são batata, chucrute, queijo, carne moída e até mesmo frutas. O mais tradicional dos recheios é uma mistura de purê de batata com requeijão e cebola frita. O formato geralmente é uma meia lua, mas também podem ser retangulares ou triangulares.

Após preparar a massa, ela é cozida e, depois, assada ou frita. Por ser considerado o prato símbolo da Polônia, ele ganhou até mesmo um festival. A festa ocorre todos os anos, no meio de agosto, na cidade de Cracóvia.

 

2. Arenque (Śledź)

Culinária polonesa
Śledź | Foto: Mariuszjbie, via Wikimedia Commons.

O arenque é um dos peixes mais comuns no mar Báltico. Ele é preparado com azeite e alho ou com creme de leite e cebola em conserva. O peixe é geralmente servido como entrada, acompanhado de uma dose de vodca polonesa.

É importante ressaltar que o preparo desta iguaria da culinária polonesa não passa por cozimento em fogo. O arenque é colocado em uma espécie de salmoura e, depois, que ele é preparado para ser servido. Não deixe de experimentar esta delícia durante a sua viagem.

Nos cardápios procure pelas entradas com herring, que é o nome em inglês do arenque.

 

3. Goulash

Curiosidades da Polônia
Goulash | Foto: gran, via Wikimedia Commons

Originalmente o Goulash é um prato típico húngaro, mas pode ser encontrado em praticamente toda a Europa Central.

Cada país adaptou o prato ao seu gosto e, na Polônia, ele contém carne, tomate, cebola e pimentão e tempero à base de sal, alho, manjerona e pimenta. O acompanhamento pode ser de pequenas panquecas de batata.

O prato em si nada mais é do que um picadinho de carne, geralmente porco, muito bem temperado e extremamente saboroso. Ideal para aquecer nos dias mais frios de inverno.

 

4. Kotlet schabowy

Kotlet Schabowy Polônia
Kotlet Schabowy | Foto: Dmitry Dzema, via Wikimedia Commons.

Essa é uma das comidas típicas da Polônia é muito parecida com o schnitzel austríaco. O prato consiste em uma variação da costela ou lombo de porco à milanesa.

Atualmente, há até mesmo uma versão com frango. Os principais acompanhamentos para esta carne são batatas, repolho ralado e cozido e alguns vegetais, que podem ser beterraba cozida ou cenoura.


5. Sopa de Chucrute (Kapusniak)

Kapuśniak Polônia
Kapuśniak | Foto: Mariuszjbie, via Wikimedia Commons.

Há diversas comidas típicas da Polônia com repolho, mas esta, com certeza, é a mais famosa e mais tradicional. A Kapusniak ou sopa chucrute é uma delícia, especialmente durante os dias frios de inverno.

O chucrute nada mais é do que repolho ralado e fermentado. Após o preparo do chucrute, a sopa é feita com temperos diversos e pode levar cenouras e até mesmo alguns pedaços de carne.

 

6. Queijo oscypek

Comidas tradicionais da Polônia
Queijo oscypek | Foto: MOs810, via Wikimedia Commons.

Esse é um queijo produzido com leite de cabra e tem o seu nome tão protegido como acontece com vinhos e outros produtos do continente europeu.

Podem ser chamados de Oscypek somente os queijos que são produzidos na região das montanhas Tatra, que ficam ao Sul da Polônia, na fronteira com a Eslováquia.

Durante a sua produção, o queijo não é pasteurizado e ainda é defumado, o que garante um saber característico e delicioso, ideal para acompanhar uma caneca de cerveja.

Ele ainda possui um formato peculiar, que se assemelha a uma granada de mão.


7. Barszcz czerwony

Sopas da Polônia
Barszcz czerwony | Foto: Albertyanks Albert Jankowski, via Wikimedia Commons.

A Barszcz czerwony é uma sopa típica da culinária da Polônia. O prato é bastante comum em outras regiões da Europa Central e Leste, tais como a Ucrânia, Romênia e Rússia.

A sua base de beterraba é servida com smietana, que é um creme azedo, e uma fatia de pão. Também pode ter pepino, cenoura, repolho, tomate, cogumelo, carne, batata e vinagre.

Geralmente, ele é servido quente, mas também pode ser servido frio, muito semelhante à sopa beterraba ou šaltibarščiai, que é um prato típico da Lituânia.

 

8. Bigos

Comidas deliciosas da Polônia
Bigos | Foto: Silar, via Wikimedia Commons.

É praticamente impossível imaginar qualquer um dos tradicionais feriados poloneses sem este prato típico de chucrute com repolho fresco. Este é o chamado bigo e está presente um muitas celebrações polacas.

Além do repolho, o prato leva diversos tipos de carnes, salsichas, cogumelos secos, bacon, ameixas secas, cebolas e especiarias. Ele é servido acompanhado de batatas cozidas ou de fatias de pão de centeio. E ainda pode vir acompanhado de 1 ou 2 doses de vodca.

 

9. Gołąbki

Comidas diferentes da Polônia
Gołąbki | Foto: Kgbo, via Wikimedia Commons.

Este prato é bastante semelhante aos charutos árabes. Ele é feito a partir de carne de porco picada, arroz, cebola e cogumelos, tudo enrolado em uma folha de repolho branco.

Há ainda as variações onde a carne de porco é substituída por frango, carne de carneiro ou mesmo sem carne alguma. O repolho utilizado no preparo são cozidos ou fritos na gordura.

O gołąbki é servido acompanhado de molho de tomate, champignon e pepino.

 

10. Kiełbasa

Salsicha da Polônia
Kiełbasa | Foto: Mariuszjbie, via Wikimedia Commons.

Essas são as famosas salsichas polonesas. Há uma grande variedade e elas são feitas de praticamente tudo o que você puder imaginar.

A Cracóvia tem a sua própria salsicha, chamada Krakowska, temperada com pimenta e alho. Há também outra que é chamada de Kabanosy, uma salsicha fininha e seca, que é aromatizada com sementes de alcaravia.

 

11. Paczki

Doces da Polônia
Paczki | Foto: Silar, via Wikimedia Commons.

O paczki nada mais é do que um donut polonês. Esse tradicional pãozinho é coberto com açúcar e recheado dos mais diversos sabores, sendo que o mais comum é o de morango. Você pode encontrar o paczki no país inteiro, em qualquer padaria.


12. Zapiekanka

Comida de rua da Polônia
Zapiekanka | Foto: Mariuszjbie, via Wikimedia Commons.

O zapiekanka é uma das delícias típicas da Polônia. Pode se dizer que esta é uma das comidas típicas da Polônia de rua. O prato consiste em uma fatia fina de pão, como se fosse a parte de baixo de uma baguete, coberta com cogumelos, queijo e ketchup.

Outros ingredientes podem estar presentes, como espinafre, salame, picles, abacaxi, molho de alho e cebolinha. Você com certeza terá a oportunidade de provar o zapiekanka em praticamente qualquer lugar da Polônia.

 

13. Żurek

Sopas exóticas da Polônia
Zurek | Foto: Julienbzh35, via Wikimedia Commons.

Essa é a mais tradicional das sopas polonesas. O seu sabor é bastante peculiar e pode não agradar a todos, mas bastante gente gosta deste prato.

O żurek é um caldo de centeio azedo, que é feito com ervas e farinha. Após ferver bem as ervas e a farinha, são acrescido ovos cozidos, linguiça defumada, salsicha crua, cogumelos, batata e bacon.

O jeito mais comum de se servir esta sopa é dentro de um pão, que é geral é bem grande e crocante.

 

14. Café da manhã da Polônia


Quem está acostumado a viajar sabe bem que o café da manhã pode variar bastante em cada região e principalmente entre diferentes países. A Polônia não fica atrás em termos de café da manhã diferentes, pelo menos para os brasileiros.

O café da manhã da Polônia pode ser bem pesado e, para alguns, até mesmo considerado um almoço. Ele contém ovos mexidos com uma salsicha caseira chamada kielbasa e panquecas de batata. Algumas versões ainda incluem tomates, pepinos, cenoura e repolho.

 

Aproveite a Polônia ao máximo

Além das comidas típicas da Polônia, o país também oferece ótimas bebidas! Na Europa, geralmente o café que as pessoas tomam em casa e nos escritórios é bem diferente do servido no Brasil. Ele é bem fraco e, dependendo do modo que for preparado, ainda vem cheio de pó.

Entretanto, o chá da Polônia pode ser bem gostoso. Tomar chá é um grande hábito de muitos europeus e os sabores que são encontrados pelo continente podem variar bastante. Se você é apaixonado por chás, não deixe de experimentar alguns nas diversas casas de chá espalhadas pelo país.

Outra bebida que é muito comum na vida dos poloneses são as vodcas. Elas acompanham muitos pratos e ainda ajudam a esquentar (ou sentir menos frio) durante o inverno. Mas nada de exagerar, hein?!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias