Domingo, 27 de Setembro de 2020 16:32
43 9 9937 4574
PALADAR BUEN PROVECHO!

ARGENTINA: COMIDAS TÍPICAS PARA PROVAR NA PRÓXIMA VIAGEM

Se você gosta de carne e doce de leite, as comidas típicas da Argentina não sairão da sua cabeça ou, melhor, do seu roteiro

20/08/2020 16h29 Atualizada há 1 mês
Por: Nathália Bonhole Fonte: Sunday Cooks
Afinal, estamos falando de uma culinária que absorveu a carne e as massas como seus principais ingredientes
Afinal, estamos falando de uma culinária que absorveu a carne e as massas como seus principais ingredientes

As comidas típicas da Argentina talvez sejam uma das mais fáceis dos brasileiros dos brasileiros se sentirem familiarizados. Afinal, estamos falando de uma culinária que absorveu a carne e as massas como seus principais ingredientes. Sem contar o principal fator água na boca para qualquer turista de primeira viagem: o churrasco.

Contudo, assim como em outros países, se engana quem pensa que as comidas típicas da Argentina param por aí. Com influência própria e outras coisinhas adicionadas na mistura, a culinária argentina está longe de ser comum, mas traz gostos que apetecem qualquer nacionalidade.

História das comidas típicas da Argentina

A história da culinária e da formação das comidas típicas da Argentina segue a tendência de toda a América do Sul, com forte influência dos países europeus, principalmente dos espanhóis que colonizaram a região no século 16.

Também com forte presença das massas devido a imigração italiana no século 19, a cozinha da Argentina é diversificada, tendo adotado ainda características dos imigrantes ingleses, alemães, árabes e judeus.

Aliás, foi no século 19 em que as carnes começaram a integrar os pratos dos argentinos e que deu origem ao churrasco mais famoso do mundo.

Apesar da semelhança no gosto por carne dos brasileiros, na Argentina existe uma forma diferente de preparar as carnes. A preferência nacional para assar a carne por lá é a parrilla, um tipo de grelha que fica um pouco inclinada para que a gordura não caia sobre a lenha ou carvão (aliás, os argentinos preferem utilizar lenha ao invés do carvão).

comidas tipicas da argentina 13

Além disso, mais uma vez a nossa tradicional picanha não é comum nos churrascos dos hermanos. A preferência aqui e que compõe os principais pratos típicos da Argentina são carnes como os bifes de chorizo e ancho, costela, filé mignon, entre outros.

Na região da Patagônia é comum ainda o consumo de cortes de cordeiro e de bode, inclusive, sendo mais consumidos do que a carne bovina.

Já no norte da Argentina, o carro-chefe são os ensopados e cozidos. Isso porque a região é montanhosa e enfrenta condições climáticas mais intensas.

Ah, e eles também não costumam temperar a carne com sal grosso ou qualquer outro condimento.

Outra característica que não deixa a desejar na Argentina são os doces (alfajores ou dulce de leche? Os caras são especialistas nos dois).

comidas tipicas da argentina 06

Comidas típicas da Argentina

Agora você conhece um pouquinho da vasta história da culinária local, chegou a hora de saber um pouco mais sobre as comidas típicas da Argentina.

comidas tipicas da argentina 07

Locro

Como mencionado sobre a tradição de ensopados no Norte, o locro é uma das comidas mais típicas da Argentina, principalmente naquela região.

O ensopado a base de carne é feito de bacon, linguiça, abóbora, milho e cereais, todos ingredientes frescos sendo preparados em uma mesma panela.

Por isso o locro é considerado uma refeição saudável e, servido bem quentinho, o ensopado é garantia de esquentar os ossos durante os períodos de frio mais intenso.

Empadas

Essa aqui já vimos também no Chile. As empadas também são uma das comidas típicas da Argentina que mais aparecem nos cardápios de lanchonetes e restaurantes por todo o país. É uma refeição rápida e barata.

As pequenas massas moldadas e recheadas de carne ou queijo ganham ingredientes extras conforme a região. Na Patagônia, por exemplo, peixes, frutos do mar e cogumelos compõem o prato típico. Já na região de Buenos Aires, é comum que o recheio das empadas tenha carne em dobro.

comidas tipicas da argentina 12

Parrillada

Parrillada parece mas NÃO É churrasco. Os dois são diferentes.

A começar pelo modo de preparo. O “churrasco” argentino é feito em uma parrilla, aquela grelha inclinada que faz a gordura escorrer e a carne resultando disso tudo se chama parrillada (tchanaam!).

Além do preparado das carnes e do uso da lenha ou invés das brasas de carvão, a parrillada ainda tem uma diferença na forma com a qual é servida. As carnes não são servidas são outros acompanhamentos como arroz ou farofa. Os argentinos acreditam que os adicionais tiram o foco do prato principal.

Cazuela

Mais um prato de influência dos colonizadores espanhóis que se tornou uma das comidas típicas da Argentina. Presente em outros países da América do Sul como o Chile, a cazuela é o nome espanhol para a caçarola de barro. Assim, qualquer ensopado de carne preparado no recipiente acaba recebendo esse nome.

Uma das características diferentes da culinária argentina em relação as cazuelas é que no norte do país é comum que o prato seja feito com carne de lhama.

Bife de Chorizo

Agora sim estamos falando de um dos pratos mais famosos da Argentina. Toda aquela fama de churrasco e do preparo de carnes com corte grosso tem sua origem no bife de chorizo.

O corte é versátil. “Mas como assim?” você me pergunta. O chorizo é um daqueles cortes, retirado do miolo do contrafilé, podendo ter muita ou pouca gordura, e geralmente é acompanhado de uma salada, ou batatas, e um belo vinho tinto.

comidas tipicas da argentina 14

Choripán

Choripán, uma das comidas mais típicas e comuns da Argentina, é um hot dog de linguiça. O nome é indicativo disso, unindo as palavras em espanhol chorizo (linguiça) e pan (pão).

A linguiça é assada fresca em uma churrasqueira e depois é partida ao meio e colocada em um pão comum, onde então é marinada com um molho de chimichurri, um condimento tradicional na Argentina feito a base de salsinha, alho e azeite.

Humita

A humita é outro prato argentino que é bem familiar para os brasileiros. A iguaria é uma pamonha salgada feita de milho.

Em terras argentinas a pamonha é feita com milho ralado ou triturado, cebola picada, manteiga, manjericão e é cozida em água e sal envolvida na palha do milho.

Fugazzeta

A fugazzeta é uma pizza à argentina. Os argentinos adaptaram a receita de uma pizza comum acrescentando um pouquinho mais de recheio. Mentira. Colocaram bastante recheio mesmo.

O prato, que se tornou uma das comidas mais típicas da Argentina, remove o molho de tomate e acrescenta recheio extra na composição da pizza, principalmente com queijo e cebola.

comidas tipicas da argentina 01

Milanesa

Você conhece e já deve ter comido um bife à milanesa. Pois é exatamente isso que você vai ter com as milanesas argentinas, uma das comidas mais típicas e consumidas na Argentina.

O bife empanado com ovo e farinha de rosca frita, é comum no dia a dia da população, já que é considerado um prato barato e de fácil preparo, podendo ser feito com carne de frango ou boi.

Sanduíche de Miga

O sanduíche de miga não é feito com partes da sua melhor amiga (desculpem). Miga, que quer dizer miolo em espanhol, é um pão feito na Argentina que nada mais é do que o famoso pão de forma.

O recheio é totalmente a seu critério. Vai de queijo e presunto? Á vontade. Carne moída com molho? Bem famoso nas festas de aniversário, hein?!

Ou seja, não tem nada de requintado neste prato que, assim como um sandubão de pão de forma no Brasil, é consumido frequentemente pelos argentinos.

comidas tipicas da argentina 04

Medialunas

As medialunas, na tradução literal meia-lua, são um tipo de croissant doce muito comum na culinária da Argentina. A composição do doce, porém, é mais macia e menos folhada do que o croissant comum. Assim, o prato fica mais para um pãozinho doce em formato de lua e é muito consumido no café da manhã.

Dulce de Leche

O doce de leite argentino, ou Dulce de Leche em terras portenas, é famoso e bem comum de se encontrar em mercados de todo o Brasil.

Porém, na Argentina o doce é integrado a outros pratos típicos como sorvetes e tortas. O doce, que é feito a base de uma mistura de leite integral com gordura e açúcar cristal, é ainda mais espesso e escuro, o que o torna mais cremoso.

Na batalha dos doces de leite, quem vence? O argentino, o uruguaio ou o mineiro? Qual é o seu favorito?

Alfajor

Chegamos no mais tradicional e conhecido doce argentino: o alfajor, o pãozinho de mel mais famoso do mundo.

Apesar das semelhanças com o pão de mel, existem diferenças que tornam o doce argentino especial. A massa do pão de mel é composta de cravo, noz-moscada e mel (duh). Toda a composição da versão dos hermanos é a mesma, porém, o famoso dulce de leche entra em cena e torna o alfajor único.

comidas tipicas da argentina 02

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias