Domingo, 27 de Setembro de 2020 19:08
43 9 9937 4574
SAÚDE & BEM ESTAR EFICÁCIA!

Ozônio e Raios UVC são os novos aliados no combate ao coronavírus

FRT é a responsável pela distribuição do Esterelize no Brasil

04/09/2020 08h37 Atualizada há 3 semanas
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Jéssica de Souza Silva
O gás de ozônio e a luz ultravioleta (UV) são os novos aliados para neutralizar partículas do coronavírus. Foto: Divulgação
O gás de ozônio e a luz ultravioleta (UV) são os novos aliados para neutralizar partículas do coronavírus. Foto: Divulgação

O gás de ozônio e a luz ultravioleta (UV) são os novos aliados para neutralizar partículas do coronavírus de acordo com os cientistas da Universidade de Fujita e da Universidade de Columbia.

Em entrevista coletiva os pesquisadores informaram que é comprovada a eficácia do ozônio, em concentrações de 0,05 a 0,1 parte por milhão (ppm) para matar o vírus.

O teste no Japão utilizou um gerador de ozônio numa câmera selada com amostra do coronavírus e a potência do vírus caiu em 90% quando foi submetido ao ozônio. Além disso uma pesquisa recente do Instituto de Tecnologia da Geórgia mostrou que o ozônio é eficiente para desinfectar aventais, óculos e outros equipamentos médicos de proteção.

A universidade Columbia, por meio do Centro de Pesquisa Radiológica realizou um experimento que comprovou o êxito na utilização das ondas ultravioletas contra o Covid-19. Os raios ultravioletas podem ser uma alternativa mais eficaz de manter os ambientes esterilizados por mais tempo já que têm um grande poder de ação. Os pesquisadores indicam o uso do raio ultravioleta tipo C, pois as ondas UVC têm maior poder de neutralização em contato com o vírus e bactérias.

No Brasil temos hospitais, consultórios, restaurantes, igrejas, conveniências, entre outros locais utilizando equipamentos para esterilizar os ambientes.

 

No Brasil, a empresa FRT Automação, investiu para importar o aparelho que utiliza ondas UVC acima de 200MN e ozônio para esterilizar os ambientes. O equipamento tem o alcance de até 35 m² e realiza a esterilização multidirecional de 180 graus, ideal para o uso em superfícies e ambientes fechados. Para evitar o contato direto dos seres humanos, o dispositivo possui um mecanismo de sensor que apaga a lâmpada quando alguém se aproxima em um raio de 3 metros e recomeça a desinfecção quando a pessoa sai do raio de ação. O Esterelize tem eficácia contra diversos tipos de vírus e bactérias. Fábio Teodoro, da FRT, responsável pela comercialização do Esterelize, reforça a preocupação na escolha do produto para ser comercializado no Brasil.

"O nosso intuito foi buscar uma solução que ajudasse as pessoas e que tivesse um sensor. A ideia é ter o produto como aliado e a que ele facilite o dia a dia na luta contra o vírus". 

O empresário doou dois aparelhos para instituições públicas de Cambará, um para a Santa Casa de Misericórdia e o outro para o Pronto Socorro da cidade. 

 

Nota da redação. A assessoria de imprensa da empresa informou no final da tarde desta sexta-feira 04/09 que o trecho e a imagem referentes a agência Sicoob de Londrina foram retirados do texto original a pedido da cooperativa. Em nota, a empresa pediu desculpas pelo erro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias