Quinta, 22 de Outubro de 2020 15:35
43 9 9937 4574
NOTÍCIAS EFICIÊNCIA!

WEBINAR DEBATE IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PÚBLICA

Evento promovido pela Contabilidade Geral do Estado será no Dia do Contabilista, 22 de setembro, às 10 horas, e terá a participação do Tribunal de Contas do Paraná e da Controladoria-Geral do Estado

17/09/2020 16h05 Atualizada há 1 mês
Por: Nathália Bonhole Fonte: AEN
“Além, é claro, de ser um poderoso instrumento de transparência junto à população e às instituições”, completa Cristiane.
“Além, é claro, de ser um poderoso instrumento de transparência junto à população e às instituições”, completa Cristiane.

A contabilidade pública é um ramo que ganhou maior relevância e valorização, especialmente com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em 2000. E durante períodos de exceção – como o atual, devido à pandemia –, em que crescem as despesas extraordinárias, torna-se um instrumento ainda mais fundamental para o controle e a acompanhamento das contas municipais, estaduais e federais.

Para debater o tema, a Contabilidade Geral do Estado, ligada à Secretaria de Estado da Fazenda, promove em 22 de Setembro, Dia do Contabilista, o webinar “Contabilidade Pública – Instrumento de mensuração da eficiência e da economicidade no gerenciamento dos recursos”, com as presenças de diversos especialistas no tema.

Participarão o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior; a contadora-geral do Estado, Cristiane Berriel; o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; a chefe de gabinete da Sefa, Lilian Alves; o contador e membro da Comissão dos Contadores Públicos do Paraná, Décio Cardim; e Luciane Maria Gonçalves Franco, diretora-geral do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). A mediação será feira pelo diretor-geral da Sefa, Eduardo Castro.

“A contabilidade pública, como um ramo da ciência contábil, tem foco no patrimônio, no caso o patrimônio público. Por essa razão, é a ferramenta capaz de registrar e devidamente mensurar a eficiência e economicidade na gestão dos recursos públicos”, destaca a contadora-geral Cristiane Berriel.

“Desta forma, torna-se imprescindível que cada vez mais seja reconhecida como tal, não só por gestores, mas pela sociedade, visto que seus informes, relatórios e demonstrativos expõem os resultados e fluxos orçamentário, financeiro e patrimonial”, explica.

O objetivo principal da Contabilidade Pública é fornecer aos gestores informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões e aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação.

“Além, é claro, de ser um poderoso instrumento de transparência junto à população e às instituições”, completa Cristiane.

O evento é gratuito e destinado a contabilistas, economistas, estudantes e ao público em geral, e será transmitido pelo canal da secretaria estadual da Fazenda no Youtube.

Serviço:
Webinar sobre Contabilidade Pública
Data: 22 de setembro
Horário: 10h
Onde: http://www.youtube.com/sefaparana

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias