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ESTRADAS VÃO FOMENTAR TURISMO E AGRONEGÓCIO EM RIBEIRÃO CLARO

Governo do Estado está investindo perto de R$ 800 mil na reestruturação de duas estradas rurais do município, artérias de escoamento da produção e caminho para pontos turísticos da região

13/10/2020 14h11 Atualizada há 1 semana
Por: Nathália Bonhole Fonte: AEN
Cerca de 2,6 quilômetros de terra batida vão ganhar pavimentação com pedras poliédricas
Cerca de 2,6 quilômetros de terra batida vão ganhar pavimentação com pedras poliédricas

Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, tem um patrimônio. A localidade, batizada de Patrimônio dos Abreus, é responsável por movimentar uma fatia considerável da economia da cidade e da região. É de lá que saem o frango, leite, carne, milho e café, entre outros itens, que abastecem uma parte do Paraná. O cenário deslumbrante, recortado por serras, rios e cachoeiras, também costuma atrair viajantes apaixonados pelo turismo rural.

Pacote que será impulsionado brevemente com o fim do “isolamento” da área. O Governo do Estado está investindo perto de R$ 800 mil na reestruturação de duas estradas rurais do local, artérias de escoamento da produção e caminho para alguns dos mais importantes pontos turísticos do município. Cerca de 2,6 quilômetros de terra batida vão ganhar nova pavimentação, com pedras poliédricas. A previsão de conclusão é para o primeiro semestre do ano que vem.

“Ao melhorar a infraestrutura das zonas rurais estamos incentivando o agronegócio, fazendo com que os pequenos agricultores tenham mais condições para produzir. É isso que movimenta a economia e gera emprego e renda em todo o Paraná”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Devemos sempre lembrar que o agronegócio é responsável por aproximadamente 35% do PIB do nosso Estado”, acrescenta.

Ele lembra ainda que por Ribeirão Claro ser um polo turístico paranaense a pavimentação certamente servirá como mais um facilitador para quem pensa em desbravar as belezas naturais da região.

“O turista quer ser bem tratado e para isso precisa de infraestrutura. E é em busca disso que estamos investindo. Queremos que as pessoas conheçam o Paraná, façam propaganda das belezas que temos aqui e voltem sempre”, diz Ratinho Junior.

ISOLAMENTO – Os Abreus são quase como uma cidade. Estrada, igreja, comércio, há muita opção por ali. Ainda assim, a comunidade local não se furta a ir para a “cidade”, como dizem. A cidade, no caso, é o centro de Ribeirão Claro ou de Carlópolis.

E aí a pavimentação dos 600 metros na estrada dos Abreus e de outros 2.200 metros que ligam a localidade até o bairro da Água da Mula caem como uma luva.

“O acesso à cidade melhora muito porque não ficaremos mais refém do clima. Também poderemos sair em dias de chuva. O que temos hoje é muito barro, buraco e pó. Complica muito a nossa vida”, afirma Elisângela Rojas, a agente de saúde.

“Vai ficar tudo muito bom, acabar com as reclamações de quem precisa passar por ali”, acrescenta a aposentada Inês Maria Felisbina dos Santos.

Moradora de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, a aposentada Dolfina Correia Seni está em isolamento desde março nos Abreus, instalada na casa da irmã por causa da pandemia.

Ela acrescenta um novo item que virá a reboque da reestruturação da via.

“Atualmente está bem ruim, com buracos, desmanchando. Faço caminhada ali e é perigoso alguém se machucar. A pavimentação acaba por resolver tudo isso”, ressalta.

TODAS AS REGIÕES – De acordo com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o Governo do Estado mantém atualmente 59 convênios para pavimentação ou readequação de estradas rurais em todas as regiões do Paraná. Somadas, as ações chegam a R$ 46 milhões.

Já foram contemplados 48 municípios dentro dessa estratégia de melhorar o escoamento da produção rural e o cotidiano das famílias que vivem no campo, totalizando cerca de 185 quilômetros.

A iniciativa faz parte do Programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas – Estradas da Integração, gerenciado pelo Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro).

O programa será ampliado com o financiamento de R$ 1,6 bilhão que o Governo do Estado captou junto ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A operação foi finalizada no mês passado. Pelas projeções, cerca de R$ 126 milhões serão destinados a obras de reestruturação nas vias do campo.

“O Paraná é tão grande e forte por causa do agronegócio. Essas pavimentações vão permitir que o trânsito na zona rural ocorra em qualquer tipo de condição climática”, explica Fernando Emanuel Gonçalves Vieira, o chefe do núcleo da Secretaria da Agricultura na região.

 

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