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PAVIMENTAÇÃO TRANSFORMA REALIDADE DE BAIRROS DE ASSIS CHATEAUBRIAND

Obras abrangem 37 ruas e travessas dos jardins Araçá, Paraná e Europa

21/10/2020 14h55 Atualizada há 1 mês
Por: Nathália Bonhole Fonte: AEN
 Moradores estão satisfeito porque vai acabar com o barro e a poeira. Investimento do Governo do Estado é de R$ 5 milhões
Moradores estão satisfeito porque vai acabar com o barro e a poeira. Investimento do Governo do Estado é de R$ 5 milhões

 

“Até hoje o pessoal coloca sacolinha no pé quando chove para andar no bairro”, afirma Bernadete Precoma Fachinello, moradora do Jardim Araçá, em Assis Chateaubriand, no Oeste do Estado.

Ela é uma das principais personalidades da região e uma das vozes mais atuantes da Associação dos Moradores do Bairro Jardim Araçá.

“Isso acontece há 30 anos, mas vai acabar”.

O Governo do Estado está investindo R$ 5.084.831,37 em pavimentação urbana no município, sendo R$ 3.391.995,90 no Jardim Araçá e R$ 1.692.835,47 nos Jardins Paraná e Europa, dois pontos opostos do município. São 37 ruas e travessas, somando todos os trechos. Os recursos são da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e da União, e foram liberados pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha operacionalizada pela Fomento Paraná, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e pelo Paranacidade.

“Pavimentação é fundamental para levar qualidade de vida para os municípios, valorizar os imóveis dos cidadãos. Estamos investindo estrategicamente para resolver pendências muito antigas dos moradores”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“E Assis Chateaubriand é um polo regional do Oeste que tem contribuído com a economia do Paraná. Nada mais justo do que o olhar do Estado se voltar para o desenvolvimento do município”.

Os 45 mil metros quadrados dessas duas obras são parte de um grande pacote de investimento em pavimentação que já soma 1,7 mil quilômetros revitalizados pelo Governo do Estado entre 2019 e 2020, o que equivale à distância de ida e volta entre Paranaguá e Foz do Iguaçu (734 km) pela BR-277 e mais duas viagens entre Londrina e Maringá (240 km).

“Estamos modernizando os municípios, o dia a dia dos moradores, e levando mais segurança para regiões que têm escolas, unidades de saúde e pontos comerciais”, acrescenta João Carlos Ortega, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

“O Paraná tem um compromisso com a Agenda 2030, das Nações Unidades, que tem como premissa gerar desenvolvimento social perto da casa das pessoas”.

JARDIM ARAÇÁ – O Jardim Araçá fica perto da saída para o município de Jesuítas. É um bairro com aproximadamente 800 famílias que existe desde 1972, ocupando o espaço de um antigo loteamento. As primeiras ruas já eram asfaltadas e a demanda da população era para que as melhorias “avançassem para o interior”.

Dez ruas de terra recebem pavimentação em CBUQ pela primeira vez a partir desse convênio. A modernização envolve galerias pluviais, serviços preliminares, terraplenagem, base e sub-base, revestimento, meio-fio, sarjeta, serviços de urbanização, sinalização de trânsito, ensaios tecnológicos, placas de comunicação visual e calçadas. A obra também envolve retirada e replantio de árvores. A previsão de conclusão é para o ano que vem, com 35% já concluído.

“Esse bairro tem 40 anos e as ruas sempre foram de terra. Quando chove é terrível, e quanto está seco é mais terrível ainda por causa da poeira. As pessoas adoecem por causa da poeira”, explica o morador José Expedito.

“É um lugar residencial e o povo vem sofrendo há muito tempo com isso. Estamos muito felizes porque agora as obras são visíveis”.

“Onde eu moro não tem asfalto. Eu já quis vender a minha casa por causa disso, mas acreditei na promessa do asfalto e fiquei. A gente luta por esse bairro. É um pedido de anos da população”, completa Bernadete Precoma Fachinello, aquela da sacolinha nos pés.

“Os moradores sofrem com barro, poeira. E como tinha buraco aqui nessa região. O novo asfalto valoriza o bairro, as ruas, as nossas casas. Era a principal demanda do Jardim Araçá”.

Parte desse contrato também envolve a revitalização da Rua Rolândia, no bairro Jardim Paraná, ao lado do Horto Florestal e do Colégio Estadual Padre Anchieta. A modernização nesse local engloba um projeto de pista de caminhada para ser usada pela população para lazer e prática esportiva.

Fabiano Aparecido Soares, morador de uma casa na Rolândia há oito anos, afirma que o novo pavimento atende uma demanda histórica da região.

“Só essa rua não tinha asfalto nessa redondeza, e ela é uma conexão entre bairros. Essa obra vai valorizar o imóvel e a cidade ainda mais”, afirma.

JARDINS EUROPA E PARANÁ – As pavimentações no Jardim Paraná e no Jardim Europa começaram em 2019 e já atingiram 90% de conclusão, restando apenas os retoques finais de pintura e sinalização. Foram asfaltadas as ruas França, Iugoslávia, Polônia, Independência, Copenhague, Portugal, Lituânia, Alemanha, Toledo, Ponta Grossa, Cruzeiro do Oeste, Vila Velha e 01; as travessas Viena, Zurich, Feldeberg, “X”, Praga, Veneza, Varsóvia, Verê, Formosa, Luiz Oziris Morgan; as avenidas Irene Monarim e Radial Sul; e os ramais S e U.

NOVAS PAVIMENTAÇÕES – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas já liberou mais R$ 5.593.147,00 para pavimentação no município. As obras devem começar depois das eleições municipais e envolvem os Distritos de Bragantina e Encantado e os bairros Patrimônio Engº Azaury e Jardim Jussara.

Todo esse investimento se soma a uma expectativa de crescimento do município nos próximos anos a partir do abatedouro de suínos da Frimesa, que está sendo instalado em Assis, com previsão de conclusão em 2022. O maior complexo de suínos da América Latina vai gerar cinco mil empregos diretos e até 15 mil indiretos. A planta terá capacidade para abater mil suínos por dia.

“São modernizações importantes para o município. Estamos contentes com essa parceria com o Governo do Estado. Essas pavimentações estão sendo implementadas em locais estratégicos, com perspectiva de gerar mais segurança e qualidade de vida aos moradores”, destaca Israel Devecchi, engenheiro civil da prefeitura de Assis Chateaubriand, responsável pelas obras.

HISTÓRIA – A história de Assis Chateaubriand se confunde com a Colonizadora Norte do Paraná, que começou a desbravar a região Vale do Piquiri nos anos 1950. O povoado levado ao local estabeleceu um projeto pioneiro de construção do município, com ruas largas. O município já pertenceu a Guaíra e Toledo, mas cresceu a ponto de se desmembrar. A emancipação política aconteceu de maneira correlata a uma homenagem ao jornalista Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello.

 

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