Quinta, 28 de Janeiro de 2021 12:10
43 9 9937 4574
NOTÍCIAS ECONOMIA!

"APROVEITE O FIM DE ANO PARA PLANEJAR AS FINANÇAS", DIZ ESPECIALISTA

Fazer um controle financeiro, seja física ou virtual, é a melhor forma de começar

29/12/2020 15h42 Atualizada há 4 semanas
Por: Nathália Bonhole Fonte: Imprensa Sicoob
"Eu costumo dizer que quem anota, se nota. Na frieza dos ganhos e gastos, com certeza você vai conseguir ver algumas coisas supérfluas, que podem ser cortadas facilmente do dia a dia". Foto: Léo Macário
 
Fim de ano e você gastou o que não devia para comprar presentes de Natal e fazer ceia? O dinheiro do 13º salário foi como um "vendaval" na sua mão? Apesar dessas práticas prejudicarem bastante o orçamento das famílias brasileiras, agora é a hora de sentar e planejar as finanças, indica a especialista em Educação Financeira Amanda Holanda Santos da Cunha, do Instituto Sicoob.

"Para conseguir guardar uma reserva de dinheiro por mês, não tem outra alternativa: o primeiro passo é anotar tudo o que você ganha e tudo o que gasta", conta Amanda.
 
"O ideal é fazer um controle financeiro, pode ser físico ou até uma tabela no computador. De um lado, coloque o seu salário e os valores extra que entram na sua conta. Do outro, tudo o que sai. Só com planejamento é possível visualizar o quanto a gente pode cortar mensalmente para alcançar um objetivo", destaca.

Segundo a especialista, ao observar esses números friamente, as pessoas costumam ficar mais com os pés no chão.
"Eu costumo dizer que quem anota, se nota. Na frieza dos ganhos e gastos, com certeza você vai conseguir ver algumas coisas supérfluas, que podem ser cortadas facilmente do dia a dia".

Foto: Marcos Snatos
 
Uma observação interessante de Amanda é que essa mudança nunca vai vir do cenário, mas da própria pessoa.
"Usando como exemplo 2020: um ano de pandemia, em que muitas pessoas passaram boa parte do tempo em casa. Ao invés de gastar com transporte ou um cafezinho na rua, aumentaram a quantidade de pedidos de comida por aplicativos ou compras na internet. Então é você que tem que mudar. Não adianta esperar que essa transformação ocorra do dia pra noite", explica.

Ela também aproveita para destacar a importância da famosa "reserva financeira" para quitar gastos do dia a dia em emergências. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, até setembro, 13,5 milhões de brasileiros estavam desempregados: uma alta de 33,1% com relação a maio, quando as medidas de isolamento social se tornaram mais rígidas e a pandemia ficou mais forte no País.

Investimentos e reserva de emergência

Segundo Amanda, a principal dica do ano é calcular a reserva de emergência.
"A gente indica que esse fundo seja de três a 12 meses do seu gasto. E esse valor pode ser colocado em uma caderneta que possa ser resgatada imediatamente e que não ofereça tantos riscos quanto um investimento na Bolsa de Valores, por exemplo".
A partir desse acumulado, ela conta que é possível começar a diversificar a carteira de investimentos.

Clínicas Financeiras Virtuais

O Instituto Sicoob mantém um programa on-line e gratuito, batizado de Clínicas Financeiras Virtuais, que auxilia pessoas dos quatro cantos do Brasil a ter organização no orçamento mensal. As dicas são oferecidas por orientadores financeiros, que dão consultorias individuais e totalmente na faixa. As consultas são agendadas diretamente pelo site Clínicas Financeiras Virtuais, pelo WhatsApp (61) 3217-7311 ou pelo e-mail [email protected]com.br

Sobre o Sicoob - O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 4,8 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 390 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas/entidades de: meios eletrônicos de pagamento, consórcios, DTVM, seguradora e previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quarta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 3,4 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. Mais informações acesse: www.sicoob.com.br.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias