Quinta, 28 de Janeiro de 2021 12:23
43 9 9937 4574
SAÚDE & BEM ESTAR COMBATE AO COVID-19!

MAIS UM DRIVE-THRU PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES É ABERTO EM CURITIBA

Unidade fica na sede da Central de Apoio da Secretaria da Saúde, no Jardim Botânico

04/01/2021 15h26 Atualizada há 3 semanas
Por: Nathália Bonhole Fonte: AEN
Coleta de amostras para os exames é realizada entre segunda e sábado das 8h às 14h
Coleta de amostras para os exames é realizada entre segunda e sábado das 8h às 14h

 

A Secretaria de Estado da Saúde instalou mais um ponto de coleta para exame da Covid-19 em Curitiba em sistema drive thru. Unidade fica na sede da Central de Apoio da Secretaria da Saúde, no Jardim Botânico. O trabalho neste posto teve início em 21 de dezembro e o funcionamento é de segunda a sábado, entre 8h e 14h. Até esta segunda-feira (4) foram realizadas aproximadamente 100 coletas de amostras para exames de diagnóstico do novo coronavírus.

Oito pessoas trabalham no local, sendo uma enfermeira responsável e sete bolsistas, que são estudantes de enfermagem e farmácia. Embora a equipe tenha começado a coletar amostras no dia 21, as atividades do grupo iniciaram há mais tempo com a realização de treinamentos para o uso do sistema, para a coleta do swab (tipo de cotonetes flexíveis) pelas vias respiratórios, manuseio dos produtos e amostras e também da paramentação e desparamentação de equipamentos de proteção individual.

ESTRATÉGIA - O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirma que a estratégia utilizada foi exitosa e por isso está sendo replicada.

“Ofertar a possibilidade de coleta sem precisar sair do carro facilita para a pessoa que muitas vezes não pode deixar o filho sozinho em casa ou que esteja com muitos sintomas”, diz.

A estratégia de coleta de swab em sistema drive thru está em execução desde 14 de maio no Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica - Oswaldo Cruz, em Curitiba. Até o dia 31 de dezembro foram coletadas 11.500 amostras para realização do exame RT-PCR. O exame pelo método RT-PCR identifica a presença do vírus no organismo do paciente é feito a partir da coleta de material genético com swabs nas vias respiratórias.

As amostras são enviadas para o processamento na Unidade de Apoio para Diagnóstico da Covid-19, parceria do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Fiocruz e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Em conjunto com laboratórios públicos e privados, já foram realizados mais de 1,4 milhão de exames pelo método RT-PCR no Estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias