Quinta, 28 de Janeiro de 2021 11:10
43 9 9937 4574
COMPORTAMENTO ACERVO!

SERVIDORES RESGATAM HISTÓRIA DE ENTIDADE DEDICADA À GEOLOGIA

Iniciativa busca o resgate da memória da antiga Mineropar, que atuou durante quase quatro décadas na produção do conhecimento geológico do Estado

06/01/2021 15h31 Atualizada há 3 semanas
Por: Nathália Bonhole Fonte: AEN
A ação iniciou com a preocupação dos servidores em resgatar a memória da Mineropar, órgão que atuou fortemente durante quase quatro décadas na produção do conhecimento geológico do Estado
A ação iniciou com a preocupação dos servidores em resgatar a memória da Mineropar, órgão que atuou fortemente durante quase quatro décadas na produção do conhecimento geológico do Estado

 

O Instituto Água e Terra, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, conta com todo o acervo do extinto Serviço Geológico do Estado do Paraná (Mineropar), no site do órgão. O trabalho está sendo realizado por dois servidores que integravam os quadros do antigo instituto e, hoje, atuam na  Diretoria de Gestão Territorial (Divisão de Geologia).

O geólogo Marcos Vitor Fabro Dias e o Técnico em Geoprocessamento, Juarez Palma Torres de Freitas, são os responsáveis por realizar todo o levantamento e catalogar os documentos (relatórios, mapas, arquivos de geoprocessamento, cartilhas, manuais e planilhas) que estão disponíveis aos interessados, estudantes, profissionais de todas as áreas, prefeituras municipais e setor produtivo do Paraná.

A ação iniciou com a preocupação dos servidores em resgatar a memória da Mineropar, órgão que atuou fortemente durante quase quatro décadas na produção do conhecimento geológico do Estado. Ao acessar o conteúdo, o visitante, de forma remota, terá ao seu dispor uma impressionante quantidade de informações sobre o universo geológico paranaense.

O trabalho traz a público todo o esforço desprendido por dezenas de funcionários, muito já aposentados, durante a existência da Mineropar. Luciano Cordeiro de Loyola, Chefe da Divisão de Geologia, falou sobre a importância da iniciativa, que apresenta um retrato fiel do setor de geologia paranaense.

“Até alguns anos atrás, quando você buscava informação na internet sobre a geologia do Paraná, sempre encontrava referências aos trabalhos da Mineropar e procuramos manter isso”, disse.

 Loyola explica que, quando o órgão foi incorporado ao IAT, tiveram a preocupação de manter todo o acervo para que continuasse disponível para o público.

“É um rico material, disponibilizado num formato acessível para facilitar as buscas. Essencial conteúdo de pesquisa e um tesouro que colocamos nas mãos da sociedade”, concluiu.

RESGATE – Para recuperar esse patrimônio, os técnicos trabalharam no planejamento, identificação, classificação dos documentos, cujo resultado é o cadastramento digital, ora disponibilizado. Entre os inúmeros temas abordados, constam informações acerca do potencial mineral do Paraná, o desempenho da economia (indústria extrativa e de transformação) e o patrimônio geológico do Estado, com vistas a sua geoconservação, também houve a preocupação do resgate dos documentos sobre o conhecimento geomorfológico e geoquímico do Estado.

Além de projetos desenvolvidos como APL de Cal e Calcário, Pró Cerâmica, Plano Diretor de Mineração da Região Metropolitana de Curitiba e todos os outros relacionados à Prospecção e Pesquisa Mineral, desenvolvidos com o propósito de levantamento do potencial mineral do Estado e fomento a indústria mineral.

HISTÓRICO - A Lei número 18929, de 20 de dezembro de 2016, sancionada pelo Governo do Estado, uniu as atribuições da Mineropar (Serviço Geológico do Paraná) ao campo de atuação do ITCG-Instituto de Terras, Cartografia e Geociências, que passou a ser denominado de Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná – ITCG, posteriormente, já em 2019 incorporados ao Instituto Água e Terra.

Durante 40 anos, as demandas dos municípios foram atendidas por meio da Mineropar. Colocando o conhecimento a serviço do planejamento urbano e alertando sobre os riscos geológicos associados. Na área da educação, existem publicações de cadernos e pôsteres sobre o tema, materiais estes que até hoje são utilizados por instituições de ensino Brasil afora.

Para o presidente do Instituto Água e Terra, Everton de Souza, o trabalho é um sinal de respeito aos 40 anos de funcionamento da instituição, que trouxe respostas para o meio físico paranaense em diversos momentos e áreas, e instancias governamentais.

“Também, ressaltamos a relevância dessa documentação e todo o suporte que a Mineropar deu nesses anos, orientando investimentos para que o conhecimento geológico se traduzisse numa exploração mineral lucrativa e com cuidados ao meio ambiente".

Para conhecer todo este acervo técnico na internet, basta acessar o link http://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Gestao-Territorial

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias