| Foto: Fernanda Alves |
| O manejo de solo envolve várias práticas reunidas, mas o pesquisador faz um alerta. |
Promovido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o “5º Encontro Regional de Mulheres Rurais” é um seminário que discute os direitos, deveres, conquistas e o papel da personalidade feminina perante a sociedade. O evento aconteceu nesta terça-feira (10) no parque de Exposições Governador Ney Braga. O tema deste ano é “Organizando para a comercialização”e tem como objetivo estimular o empreendedorismo entre as mulheres.
Na mesa de abertura estavam presentes Marissol de Oliveira, secretária da agricultura e representante do prefeito Barbosa Neto, Gilberto Martins, representante da Sociedade Rural, Mercedes Panassol, diretora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (FETAEP) e Sergio Luis Carneiro, Gerente Regional do Emater em Londrina.
“A mulher rural está desvalorizada e mal remunerada, ela trabalha de 10 a 15 horas por dia e muitas vezes sofre violência física ou psicológica”, afirma Sergio Carneiro. O gerente ainda ressalta que o quadro deve mudar, pois elas representam 38% da população economicamente ativa.
A assistente social Rosangela Caldas ressalta a importância desse evento para a mulher rural. “É muito interessante, pois é o momento em que elas param para refletir sobre a sua realidade e trocam experiências e informações sobre as opções de mercado e as conquistas de cada uma, nivelando seu conhecimento”.
Para retratar a realidade das mulheres que trabalham no campo, o evento promoveu uma peça teatral. A representação teve a intenção de informar o público feminino sobre seus direitos e conscientizá-lo do seu papel na sociedade. “Amei o teatro, foi tudo bem explicadinho, mostrou a realidade do sítio mesmo. A gente aprendeu sobre os nossos direitos que antes não conhecíamos”, avalia Eliete Figueiredo.