Sábado, 18 de Setembro de 2021 11:46
43 9 9937 4574
AGRORURAL Legado

Morre Fernando Penteado Cardoso, um dos maiores nomes da agricultura brasileira

Fundação Agrisus emite nota de pesar. Sandro Menossi diz que legado de Dr. Fernando tem valor incalculável

08/09/2021 13h31 Atualizada há 1 semana
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: C.Roberto Francisquini/com assessoria
Engenheiro Agrônomo Fernando Penteado Cardoso Fundação Agrisus, instituição privada e sem fins lucrativos destinada a aprofundar uma de suas grandes preocupações: a necessidade de pesquisa na área de agricultura sustentável, com destaque para a técnica do
Engenheiro Agrônomo Fernando Penteado Cardoso Fundação Agrisus, instituição privada e sem fins lucrativos destinada a aprofundar uma de suas grandes preocupações: a necessidade de pesquisa na área de agricultura sustentável, com destaque para a técnica do

Em nota, a Fundação Agrisus comunicou o falecimento do Engenheiro Agrônomo Fernando Penteado Cardoso no dia 07/09/21. 

 

Formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP) em 1936, desempenhou várias atividades classistas e públicas, inclusive como secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, em 1964. Tornou-se conhecido e respeitado como fundador e presidente da Manah, empresa de fertilizantes e pecuária de corte de 1947 a 2000.

 

Após a venda da empresa, destinou parte do dinheiro auferido para criar em abril de 2001 a Fundação Agrisus, instituição privada e sem fins lucrativos destinada a aprofundar uma de suas grandes preocupações: a necessidade de pesquisa na área de agricultura sustentável, com destaque para a técnica do Plantio Direto.

 

A Fundação Agrisus é a precursora no Brasil a trabalhar exclusivamente com recursos próprios no apoio a projetos de pesquisa e divulgação de tecnologias relacionados à conservação e melhoria da fertilidade do solo, assim como, de apoiar a formação de recursos humanos por meio de bolsas de iniciação científica e a realização de eventos técnicos e dias de campo.

 

A Diretoria da Fundação Agrisus reconhece nesse momento a vida exemplar e a contribuição ímpar de Fernando P. Cardoso para o crescimento sustentável do Agronegócio Brasileiro! Ao mesmo tempo, compromete-se a seguir seus passos, tendo sempre a energia e a determinação de seu mentor como pilares na busca de seus objetivos!

 

Em Cambará, a Sementes Sorria e a Fundação Agrisus firmaram parceria para contribuir com as pesquisas desenvolvidas por Dr. Fernando Cardoso. Os resultados desses estudos são bem conhecidos e difundidos entre os produtores rurais da região Norte do Estado do Paraná pela empresa cambaraense. 

O empresário Sandro Menossi lamentou a morte do Engenheiro Agrônomo.

"Dr. Fernando deu sua importante contribuição para a pesquisa e preservação do solo brasileiro e seu legado tem valor incalculável para o setor produtivo nacional. Lamento sua morte, mas quero aqui fazer um agradecimento público por tudo que ele fez pela agricultura brasileira", comentou o CEO do Grupo Sorria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias