Quarta, 25 de Maio de 2022 20:23
43 9 9937 4574
TECH Na direção certa!

Sistema Regional de Inovação do NP é semifinalista de Prêmio Nacional

“O Norte Pioneiro estava fora do Mapa das Startups, hoje já estamos despontando com novos negócios dessa modalidade”, diz Angélica Moreira, Presidente do SRI

24/01/2022 15h30 Atualizada há 4 meses
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Com assessoria
Angélica Cristina Moreira - Presidente do Sistema Regional de Inovação - SRI durante entrevista a Rádio Circulando. Foto: Roberto Francisquini/arquivo circulandoaqui
Angélica Cristina Moreira - Presidente do Sistema Regional de Inovação - SRI durante entrevista a Rádio Circulando. Foto: Roberto Francisquini/arquivo circulandoaqui

O Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná está entre os semifinalistas do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), na categoria Ecossistema de Inovação em Estágio Inicial. O PNI é a maior premiação de inovação do Brasil e tem o objetivo de incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas empresas e nos Ecossistemas de Inovação que atuam no país. 

A categoria Ecossistemas de Inovação é uma novidade lançada nesta edição e está dividida em três subcategorias: Ecossistema de Inovação em Estágio Inicial, Ecossistema de Inovação em Desenvolvimento e Ecossistema de Inovação em Estágio Consolidado. O regulamento do prêmio define ecossistema como um ambiente composto por diferentes atores que promove articulação, interação e cooperação entre eles, estimulando iniciativas e redes de relacionamento que fomentam ações visando o benefício mútuo e tendo a inovação como elo e foco principal. 

Para participar do PNI, os ecossistemas precisaram comprovar a implementação de ações, iniciativas e redes de relacionamento que evidenciem o fortalecimento do EI, nos últimos dois anos, tomando como referência a data de início das inscrições, que foram abertas em julho do ano passado. 

SRI do Norte Pioneiro vai completar seis anos em 2022 e está entre os classificados na categoria Ecossistema de Inovação em Estágio Inicial, que compreende os EI em início de estruturação e organização, que contam com um volume ainda pequeno de potenciais empreendedores. Cada modalidade poderá ter até um ecossistema vencedor e, no máximo, dois finalistas. A premiação final ocorrerá em março deste ano.

A presidente do SRI do Norte Pioneiro, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, comemora.

“O Norte Pioneiro estava fora do Mapa das Startups, hoje já estamos despontando com novos negócios dessa modalidade”, diz Angélica.

A Presidente destacou que a classificação valida a jornada do ecossistema que, anualmente, promove ações contínuas e integradas, envolve uma rede de atores públicos e privados que trabalham de forma conjunta pela melhoria dos processos de inovação com foco no aumento da competitividade dos municípios e do desenvolvimento do território.

“Ser semifinalista do Prêmio Nacional de Inovação mostra que estamos no caminho certo e que as ações são relevantes e têm provocado mudanças positivas para a região”, destaca.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, lembra que, quando a instituição propôs a formação do ecossistema, a finalidade foi trabalhar a inovação como propulsora do desenvolvimento no Norte Pioneiro do Paraná.

“Nosso principal objetivo foi criar oportunidades para que os jovens permanecessem na região. Se não fosse o SRI, não teríamos discussões sobre o tema, nem o forte trabalho com startups, parcerias com universidades. O trabalho de planejamento da governança trouxe uma série de benefícios”, afirma. 

Paraná tem 8 ecossistemas semifinalistas 

O PNI recebeu 63 inscrições na categoria Ecossistemas de Inovação, destas 58 atenderam os requisitos e 17 foram selecionadas para próxima fase, sendo 8 do Paraná. Além do SRI do Norte Pioneiro, também foram classificados na categoria Estágio Inicial o Habitat de Inovação Avança Araucária e o Ecossistema de Inovação do Médio Noroeste do Paraná; na categoria em Desenvolvimento estão os ecossistemas de inovação de Londrina e Guarapuava; e na categoria Consolidado, o Ecossistema de Inovação de Maringá, Vale do Pinhão – Ecossistema de Inovação de Curitiba, e SRI Iguassu Valley - Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná. 

O PNI é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). É a única premiação do país que entrega um relatório personalizado e gratuito a todas as instituições inscritas, com feedbacks, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias, além do comparativo entre as candidatas da mesma modalidade. 

Sistema Regional de Inovação - SRI

São atores do ecossistema do norte pioneiro o IFPR Campus Jacarezinho; UENP;  Fanorpi; Unopar Bandeirantes; UNISIQ - Unopar Siqueira Campos ; Unibraz – Unopar Wenceslau Braz; Centro Estadual de Educação Profissional Ozório Gonçalves Nogueira, de Bandeirantes; Centro Estadual de Educação Profissional Seiji Hattanda, de Ibaiti; Colégio Estadual Professora Maria Aparecida Chuery Salcedo e Colégio Dom Bosco, ambos de Siqueira Campos; Prefeituras Municipais de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes, Cambará, Andirá, Carlópolis, Ibaiti, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Siqueira Campos e Wenceslau Braz; Sebrae Paraná; Senac; Senai; Celepar; Associação do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (ASRI-NP); Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA de Santo Antônio da Platina); Cacenorpi; Crea-PR; Associações Comerciais e Empresariais de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho, Joaquim Távora, Santo Antônio da Platina e Wenceslau Braz; startups e empresas de todo território.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias