Por Carlos Roberto Francisquini
“Ser semifinalista do PNI já era um reconhecimento dos esforços e resultados do sistema que, desde 2016, tem como visão ser uma região de referência sustentável no fomento à tecnologia e inovação”, disse Angélica Cristina Moreira, Presidente do SRI – Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro, logo após o anuncio do resultado final do Prêmio Nacional de Inovação 2022 oferecido pelo SEBRAE.
Visivelmente emocionada, ela disse ainda que o SRI foi criando oportunidades e atraindo investimentos, visando a melhoria econômica e social do território Norte Pioneiro. “A partir de hoje percebemos que a força da nossa região quando se trata de inovação é muito maior do que poderíamos supor”, declarou.
O SRI reúne os municípios de Cambará, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Andirá e Bandeirantes e mais 06 deverão fazer parte do Sistema Regional de Inovação a meta é chegar a todos os municípios da região.
Odemir Vieira Capello gerente regional do Sebrae/Jacarezinho participou e comemorou muito o resultado. “É um feito e tanto”, reportou.
Angélica também é diretora de Indústria, Comércio e Inovação da Prefeitura de Cambará.
O PRÊMIO:
O PIN (Prêmio nacional de Inovação) teve 63 inscritos, sendo que 58 foram considerados aptos por atenderem os requisitos. Destes, 17 foram pré-selecionados para a próxima fase, sendo oito do Paraná.
O PNI em sua sétima edição trouxe, pela primeira vez, a categoria ecossistemas de inovação, avaliando os aspectos de ambiente de inovação, programas e ações, instituições de ciência e tecnologia, políticas públicas e governança, uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae.