
Da Assessoria
Fonte: G1
Escolas municipais de Rolândia e Londrina, cidades do norte do Paraná, aderiram a uma plataforma de ensino que ajuda os alunos a aprenderem matemática de uma forma diferente. Com a metodologia desenvolvida pela ONG Educacional Khan Academy, os alunos assistem videoaulas e praticam o conteúdo realizando exercícios. Tudo isso motivado pela conquista de pontos e medalhas dentro do site. Assim, os professores têm observado bons resultados com os estudantes, permitindo uma maior facilidade no aprendizado e no acompanhamento.
O site é estruturado tanto para usuários individuais, desde crianças com conhecimentos iniciantes, como para estudantes universitários. Todos são acompanhados de videoaulas que explicam o conteúdo da matéria. Os materiais foram divididos em habilidades e abrangem desde operações simples de soma até exercícios de cálculo, álgebra e geometria. Além da matemática, o site oferece videoaulas de outras disciplinas.
O projeto é levado também para as escolas e permite que os professores utilizem o conteúdo de matemática em sala de aula ou em atividades extras. Através de um login como tutor, é possível que o docente consiga acompanhar o progresso de cada aluno dentro da plataforma. A parceria com as escolas é feita pela Fundação Lemann, responsável pela versão em português do site.
“O conceito é de uma plataforma adaptativa, personalizada para cada usuário, conseguindo acompanhar os limites e as facilidades que cada um encontra nos exercícios. Como é uma ferramenta atrativa, o aluno procura completar as tarefas e avançar, gerando uma dedicação muito maior nos estudos. Além disso, eles conseguem escolher o caminho mais adequado para o aprendizado”, explica a coordenadora de projetos da Fundação Lemann, Daniela Caldeirinha.