Por Vanessa Barcellos
Cozinhar, comer, realizar tarefas domésticas, cuidar da higiene do corpo e usar o celular para se comunicar são algumas das diversas atividades diárias que necessitam do uso das mãos. Para quem trabalha como pintor, escritor ou costureiro, por exemplo, essa parte do corpo é ainda mais utilizada. Mesmo diante de tamanha importância, a utilização das mãos acaba sendo negligenciada, ocasionando uma série problemas de saúde.
As queixas de dores ou incômodos nas mãos em consultórios de ortopedia podem ser causadas por diferentes motivos. O uso excessivo de celular e computador, por exemplo, é uma das causas citadas pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), e que segundo o órgão, tem se tornado cada vez mais frequente.
As doenças ortopédicas nas mãos podem apresentar sintomas diferentes e, por esse motivo, demandam de soluções específicas para o tratamento. Em alguns casos, dependendo do quadro do paciente, a cirurgia pode ser indicada para solucionar o problema, assim como outras estratégias como a fisioterapia.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), existem condições ortopédicas no órgão que podem acometer pessoas das mais variadas faixas etárias, podendo acontecer por questões traumáticas ou não.
A Síndrome do Túnel do Carpo, de acordo com a SBCM, é uma condição causada pela compressão do nervo que passa por um canal chamado de Túnel do Carpo. Inchaços nas estruturas dos tendões flexores, fraturas, artrite e retenção de líquido durante a gravidez podem ser as causas que levam a essa doença. Além disso, essa síndrome também pode ser causada por alterações hormonais como as que ocorrem com pessoas com tireoide.
Entre os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo estão dores, dormência, formigamento e fraqueza nas mãos. A SBCM aponta que a dormência e formigamento nas pessoas acometidas por essa doença são mais frequentes nos dedos polegar, indicador, médio e anelar.
Exames como raio-x e testes laboratoriais podem ser solicitados pelo ortopedista para diagnosticar a doença e descartar outras hipóteses. Em relação ao tratamento, a SBCM explica que o uso de tala nas mãos e injeções de corticoide na região são os métodos mais utilizados, sendo a cirurgia indicada em casos mais graves.
Outra doença citada pela SBCM é a Tenossinovite de Quervain, uma inflamação nos tendões do polegar na altura do punho. Essa condição pode causar inchaço e dor na região, principalmente para realizar movimentos como agarrar ou torcer.
Pessoas que realizam movimentos repetitivos e possuem alterações nos hormônios são as prováveis de manifestar a doença, de acordo com a SBCM. O tratamento indicado é a aplicação de compressa gelada no local, uso de talas e analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar a dor. No entanto, se as soluções menos invasivas não forem suficientes, pode ser necessária a realização de cirurgia.
A Dupuytren é uma doença caracterizada pelo espessamento anormal do tecido abaixo da pele, que pode resultar no surgimento de nódulos, calos e cordões que bloqueiam as articulações. Segundo a SBCM, a causa dessa condição ainda é desconhecida, mas costuma ser mais comum em homens com mais de 40 anos e de ascendência do norte da Europa.
Pacientes acometidos com a doença geralmente não apresentam sintomas dolorosos, apenas pequenos nódulos ou desenvolvem dedos severamente flexionados. A SBCM explica que o tratamento é feito com base no grau da doença, sendo, nos mais graves, a utilização de medicamentos injetáveis ou realização de cirurgia.
Quando ocorre a ruptura do tendão responsável por sustentar a ponta do dedo, ocasionada por um trauma ou lesão, os pacientes podem ser acometidos pela doença chamada dedo em martelo. Essa condição é caracterizada pela incapacidade de estender a ponta do dedo, além de dor, inchaço e alteração da coloração na junta do dedo.
De acordo com a SBCM, apenas pela aparência do dedo, o médico consegue diagnosticar a doença, mas também pode solicitar a realização de uma radiografia para verificar se houve um acometimento ósseo.
A sociedade aconselha que, se há uma lesão na região, deve-se colocar gelo no local, elevar a mão e buscar atendimento médico. Em casos de fragmentação óssea ou mau alinhamento articular, pode ser considerada a realização de uma cirurgia.
A osteoartrite da mão é uma doença degenerativa da articulação que, conforme a SBCM, pode ser causada por traumas, infecções, gota e psoríase. Os principais sintomas de artrites nas mãos são inchaços, fraquezas, dor e deformidade.
Para obter o diagnóstico da doença, os médicos podem solicitar radiografias das articulações. Para o tratamento, são indicados repouso, uso de talas e luvas. A cirurgia só é prescrita quando os métodos não invasivos não são eficazes.
Para evitar problemas e doenças que acometem as mãos, além de tomar cuidado com traumas e lesões, algumas medidas podem ajudar. Segundo a SBOT, ter atenção com os movimentos repetitivos em excesso é uma das principais recomendações para garantir a saúde da região.
Ao manusear o smatphone, por exemplo, a indicação é alternar as mãos e os dedos usados para segurar e navegar no aparelho. Essa atitude pode minimizar o surgimento de doenças como a Síndrome de Quervain. Além disso, realizar pausas após o uso das mãos e alongar a região e os punhos pode ajudar a diminuir o risco de enfermidades.