
Sertãozinho - SP
Da Assessoria
No dia 27, foi realizado uma grande manifestação em Sertãozinho – São Paulo. O movimento contou com cerca de 20mil produtores, as lideranças dos produtores de cana do Estado. O ato denominado de “Manifesto em prol da Retomada do Setor Sucroenergético”, teve o objetivo o objetivo de cobrar dos governos Estadual e Federal políticas públicas para a cadeia produtiva do açúcar e do etanol.
O setor tem passado por uma das maiores crises de sua história. Políticas errôneas do Governo Federal para com o setor, somado a seca que atinge há duas safras, resultou em prejuízos irrecuperáveis na lavoura de cana dos fornecedores. Situação grave, principalmente, porque a cana-de-açúcar é uma das únicas atividades que não é ampara pelas políticas públicas existentes na produção agrícola.
A FEPLANA participou do evento representada pelo seu presidente Paulo Leal, que, na oportunidade mostrou aos presentes a necessidade de estarmos coesos para exigir do governo políticas que garantam a renda e a segurança para que os fornecedores de cana possam investir em sua atividade. Continuando, Paulo também mostrou a importância para que os produtores participem das políticas agrícolas, como: Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).
Como resultado, foi elaborada uma a Carta do Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético (em anexo), que será encaminhada ao governo Estadual e Federal, que possui as reivindicações para a volta da remuneração do etanol, açúcar e a cana do fornecedor.
O Movimento tem realização da Prefeitura de Sertãozinho, Sindicato dos Metalúrgicos, Força Sindical, CEISE Br, ACIS, SINCOMÉRCIO, Canaoeste, Câmara Municipal, SINDINAP, OAB, AMASERT, SINCOMERCIÁRIOS e Copercana, e apoio da UNICA, Coopercitrus, Coplacana e Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentos de Sertãozinho.
Também contou com presenças do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim; dos deputados Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força), Leo Oliveira, Davi Zaia, Welson Gasparini e Antônio Carlos Mendes Thame; do prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez, e outros prefeitos da região; do vereador Nilton César Teixeira, que no ato representou a Câmara Municipal; e do secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, além de outros secretários municipais.
Como representantes das entidades realizadoras, receberam destaque as participações do presidente da Orplana e Canaoeste, e diretor superintendente da Copercana, Manoel Ortolan; do presidente do CEISE Br, Antônio Eduardo Tonielo Filho; do presidente da OAB, Joanilson Barbosa dos Santos; do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Samuel Marqueti; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentos, Antônio Vitor; do presidente da AMASERT, Claudinei Luís Silva; do presidente do SINCOMERCIÁRIOS, Jonathan Faleiros; do presidente da ACIS, Geraldo Zanandréa; do coordenador do projeto Governança Corporativa da Cadeia Produtiva Sucroenergética, Evandro Ávila, entre outros.