Sábado, 25 de Setembro de 2021 00:33
43 9 9937 4574
INSIDE Você sabia?

13 de julho é dia mundial do rock!

Atitude e irreverência são as marcas registradas deste gênero que mudou a história da música

13/07/2015 17h45 Atualizada há 6 anos
Por: Nathália Bonhole
13 de julho é dia mundial do rock!

 

 

Da redação

Por Maristela Misquevis


 

 

Ritmo musical mais revolucionário de todos, composto por várias influências diferentes, até mesmo antagônicas, mas que continua com o mesmo propósito original de “liberdade” e “expressão”. O rock é um dos gêneros musicais mais polêmicos da história da música, surgiu nos Estados Unidos, em meados da década de 1950, tendo como raiz o blues, o jazz, o country e o gospel. Desde sua criação, o rock gerou controvérsias, por motivos diversos, como a simplicidade de suas estruturas musicais, a transgressão de seus executores e a rebeldia por parte dos fãs.

O Dia Mundial do Rock é comemorado anualmente em 13 de julho. Esta data é uma homenagem ao estilo Rock n’ Roll, que revolucionou a música e o comportamento social da juventude em meados do século XX.

 

Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia nos Estados Unidos.

O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e fome na Etiópia.

 

O evento contou com a presença de renomados artistas, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton, Black Sabbath, entre outros.

 

O show foi transmitido ao vivo para diversos países, logo o resto do planeta tomou conhecimento tanto dos problemas pelos quais os africanos estavam passando, quanto dos esforços dos músicos ingleses e desde então, o dia 13julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

Mesmo sendo conhecido por Dia Mundial do Rock, esta data somente é comemorada no Brasil, graças a uma campanha promovida por duas rádios paulistas em 1990 que mencionavam o dia 13 de julho como Dia do Rock.

 

Atualmente o rock convive com muitos estilos e influências. Houve fusão com praticamente todos os ritmos existentes, até mesmo com o samba, ao suíngue de Jorge Ben. E muitos outros instrumentos musicais se juntaram às guitarras, baixos e baterias. Elementos eletrônicos também são muito utilizados e várias releituras são feitas, mas as características que identificam o rock são eternas. Já diziam os Rolling Stones: "its only rock n roll, but I like it"! (É apenas rock n roll, mas eu gosto).

 

“Hoje é dia Do Rock bebê!”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias