Quarta, 19 de Junho de 2024
12°C 29°C
Cambará, PR
Publicidade

Vereador Marcio Albertini comemora sucesso da Carreta do Conhecimento

Programa Paraná Competitivo formou cerca de 80 profissionais nas áreas de panificação e confeitaria e ofertou auxílio de R$600,00 para cada estudante. “É gratificante acompanhar este trabalho”, comentou

22/05/2024 às 17h08 Atualizada em 23/05/2024 às 12h15
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Da redação
Compartilhe:
Foto: Carlos Roberto Francisquini - Arquivo Jornal Circulando
Foto: Carlos Roberto Francisquini - Arquivo Jornal Circulando

 

Por Carlos Roberto Francisquini

 

O Projeto Carretas do Conhecimento faz parte do Programa Paraná Competitivo, firmado entre o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda.

O principal objetivo da Carreta do Conhecimento é democratizar o acesso à educação de qualidade, promovendo inclusão social e desenvolvimento econômico. A iniciativa visa capacitar a população local, oferecendo cursos em diversas áreas como mecânica automotiva, eletricidade, soldagem, informática, culinária, entre outros. Com isso, os participantes ganham habilidades práticas e teóricas que aumentam suas chances de inserção no mercado de trabalho.

Em Cambará o programa, encerrado na última sexta-feira (17 de maio) ofereceu cerca de 80 vagas para os cursos nas áreas de Panificação e Confeitaria.

Ministrado pelo competente Marcio de Melo, os estudantes tiveram aulas práticas de teóricas e saíram do curso cheios de ideias.

Foto: Carlos Roberto Francisquini - Arquivo Jornal Circulando

 

“O resultado foi surpreendente”, revelou durante entrevista para a Rádio Circulando.

Para Clau Guerra Francisquini, estudante da turma de panificação, o curso abriu uma nova percepção sobre a arte da panificação e foi além.

Foto: Carlos Roberto Francisquini - Arquivo Jornal Circulando

 

“Foi incrível, amo estar na cozinha criando receitas e cozinhando para minha família. Além de aprimorar os meus conhecimentos na área, o curso abriu meus horizontes e com isso a possibilidade de explorar comercialmente os meus produtos”, comentou. “Quero agradecer o Governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior, o nosso Secretário do Trabalho Mauro Moraes, o Vereador Marcio Albertini e ao professor Marcio de Melo por oferecer este curso para a nossa turma”, comentou.

 

Auxílio

Conforme anunciado por Mauro Moraes, Secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, o projeto destinou, a partir de 2024, um auxilio no valor de R$ 600,00 a cada estudante para custear eventuais custos de transporte e alimentação.

O Vereador Marcio Albertini, representante do Secretário do Trabalho em Cambará, afirmou que a iniciativa foi bem acolhida pela comunidade e se mostrou satisfeito com o resultado.

Foto: Carlos Roberto Francisquini - Arquivo Jornal Circulando

 

“A Carreta do Conhecimento do SENAI Paraná é um exemplo de como a educação pode ser levada até onde as pessoas estão, rompendo barreiras e promovendo oportunidades. Ao oferecer cursos técnicos e de qualificação em diversas áreas, o projeto não só transforma a vida dos participantes, mas também contribui para o desenvolvimento das comunidades e do estado como um todo”, comentou Albertini.

Foto: Carlos Roberto Francisquini - Arquivo Jornal Circulando

 

Desde o seu lançamento, a Carreta do Conhecimento tem impactado positivamente diversas comunidades paranaenses. Ao levar educação e formação profissional para áreas afastadas dos grandes centros urbanos, o projeto contribui para a redução das desigualdades regionais. Muitos dos participantes dos cursos conseguem emprego ou melhoram sua posição no mercado de trabalho, o que também fomenta o desenvolvimento econômico local.

Foto: Carlos Roberto Francisquini - Arquivo Jornal Circulando

 

“Em tempos difíceis como estamos vivendo atualmente, a qualificação da mão de obra é um grande aporte para nossos cambaraenses. Quero agradecer ao Governador do Estado por incentivar estas iniciativas. Quero cumprimentar o Secretário Mauro Moraes por expandir o projeto em todo estado e disponibilizar este projeto para Cambará e, quero parabenizar os estudantes pela conclusão do curso e dizer que estamos planejando novos cursos para nossa cidade”, finalizou.

 

 

Rádio Circulando 

JovemPlay.com 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias