Por Carlos Roberto Francisquini
Como parte das ações do Maio Amarelo, o Detran-PR unidade de Cambará promoveu nesta terça-feira (21 de maio), em parceira com Brigada da Defesa Civil com apoio do Samu, Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Guarda Municipal uma simulação de resgate a vítimas de acidente no trânsito.
Alunos do Colégio Cívico Militar Dr. Generoso Marques acompanharam a simulação de regaste e participaram da programação distribuindo panfletos com mensagem de conscientização no transito cedido pelo Detran.
A mobilização aconteceu na Praça Dr. Miguel Dinizo. Um automóvel foi colocado intencionalmente no local e ficou exposto durante todo o dia chamando atenção de populares.
A encenação foi realizada seguindo os padrões de resgate. As 15h em ponto a Brigada da Defesa Civil foi acionada com a informação de um grave acidente no centro da cidade envolvendo uma capotamento de um automóvel e que duas vítimas estavam entre as ferragens.
O deslocamento da Brigada da Defesa Civil, comandada na cidade pelo competente Geudis Marcelo Milani, 1º Sargento do Corpo de Bombeiros, realizou a manobra de praxe e chegou ao local com todo o aparato para uma grande missão.
Bem equipada, com caminhão novo e robusto, os agentes da corporação realizaram a operação cortando partes do automóvel com objetivo de abrir espaço para facilitar o salvamento das vítimas.
Toda a operação aconteceu em poucos minutos, mas que para quem presenciou o trabalho dos agentes, os minutos pareciam intermináveis.
“Nos treinamentos buscamos o máximo de equilíbrio para que tudo seja feito com tranquilidade e agilidade, apesar da complexidade de cada operação”, disse Geudis. “Nossa meta é chegar até a vítima e retirá-la das ferragens e encaminhar para os procedimentos médicos adequados”, acrescentou.
Após a última vítima ser retirada do veículo, o público aplaudiu o resultado da operação.
A encenação fez parte da campanha do Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. A iniciativa busca envolver diretamente a sociedade em ações e debates sobre segurança viária, promovendo uma mudança de comportamento para preservar vidas.
Bruno Santana, Chefe da Ciretran Cambará, disse que o objetivo de chamar atenção da comunidade foi alcançado.
“Conscientização e sensibilizar a população sobre a importância da segurança no trânsito é nosso principal objetivo. Trabalha a educação com crianças, adolescentes, jovens e adultos, é a forma de informar e educar os cidadãos sobre práticas seguras e responsáveis no trânsito, além, é claro da mobilização e engajar a sociedade em atividades e campanhas de prevenção e segurança”, frisou Santana.
Rádio Circulando