Quarta, 19 de Junho de 2024
12°C 29°C
Cambará, PR
Publicidade

Simulação de resgate a vítimas de acidente no trânsito atrai atenção no centro de Cambará

O mobilização foi promovido pelo Detran-PR em parceira com Brigada da Defesa Civil e com apoio do Samu, Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Guarda Municipal e faz parte da campanha do maio amarelo

24/05/2024 às 23h02 Atualizada em 27/05/2024 às 13h50
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Da redação
Compartilhe:
Foto: Carlos Roberto Francisquini - Jornal Circulando
Foto: Carlos Roberto Francisquini - Jornal Circulando

 

 

Por Carlos Roberto Francisquini

 

Como parte das ações do Maio Amarelo, o Detran-PR unidade de Cambará promoveu nesta terça-feira (21 de maio), em parceira com Brigada da Defesa Civil com apoio do Samu, Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Guarda Municipal uma simulação de resgate a vítimas de acidente no trânsito.

Alunos do Colégio Cívico Militar Dr. Generoso Marques acompanharam a simulação de regaste e participaram da programação distribuindo panfletos com mensagem de conscientização no transito cedido pelo Detran.

Foto: Carlos Roberto Francisquini/Arquivo Jornal Circulando 

 

A mobilização aconteceu na Praça Dr. Miguel Dinizo. Um automóvel foi colocado intencionalmente no local e ficou exposto durante todo o dia chamando atenção de populares.

A encenação foi realizada seguindo os padrões de resgate. As 15h em ponto a Brigada da Defesa Civil foi acionada com a informação de um grave acidente no centro da cidade envolvendo uma capotamento de um automóvel e que duas vítimas estavam entre as ferragens.

Foto: Carlos Roberto Francisquini/Arquivo Jornal Circulando 

 

O deslocamento da Brigada da Defesa Civil, comandada na cidade pelo competente Geudis Marcelo Milani, 1º Sargento do Corpo de Bombeiros, realizou a manobra de praxe e chegou ao local com todo o aparato para uma grande missão.

Foto: Carlos Roberto Francisquini/Arquivo Jornal Circulando 

 

Bem equipada, com caminhão novo e robusto, os agentes da corporação realizaram a operação cortando partes do automóvel com objetivo de abrir espaço para facilitar o salvamento das vítimas.

Toda a operação aconteceu em poucos minutos, mas que para quem presenciou o trabalho dos agentes, os minutos pareciam intermináveis.

Foto: Carlos Roberto Francisquini/Arquivo Jornal Circulando 

 

“Nos treinamentos buscamos o máximo de equilíbrio para que tudo seja feito com tranquilidade e agilidade, apesar da complexidade de cada operação”, disse Geudis. “Nossa meta é chegar até a vítima e retirá-la das ferragens e encaminhar para os procedimentos médicos adequados”, acrescentou.

Após a última vítima ser retirada do veículo, o público aplaudiu o resultado da operação.

Foto: Carlos Roberto Francisquini/Arquivo Jornal Circulando 

 

A encenação fez parte da campanha do Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. A iniciativa busca envolver diretamente a sociedade em ações e debates sobre segurança viária, promovendo uma mudança de comportamento para preservar vidas.

Foto: Carlos Roberto Francisquini/Arquivo Jornal Circulando 

 

Bruno Santana, Chefe da Ciretran Cambará, disse que o objetivo de chamar atenção da comunidade foi alcançado.

“Conscientização e sensibilizar a população sobre a importância da segurança no trânsito é nosso principal objetivo. Trabalha a educação com crianças, adolescentes, jovens e adultos, é a forma de informar e educar os cidadãos sobre práticas seguras e responsáveis no trânsito, além, é claro da mobilização e engajar a sociedade em atividades e campanhas de prevenção e segurança”, frisou Santana.

 

Rádio Circulando 

JovemPlay.com 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias