
Marcos Brito
Santo Antonio da Platina – Pecuaristas do Norte Pioneiro participaram nesta quarta-feira, (Dia 16) do III Encontro Regional de Pecuária Moderna. Antes da abertura oficial, um grupo de produtores rurais apresentou um breve histórico sobre o “Berrante” e sua utilização. O evento foi aberto pelo presidente do Sindicato Rural Patronal de Santo Antonio da Platina, José Afonso Junior. Ele destacou que o encontro integra o Plano de Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte do Governo Estadual e foi realizado no Parque de Exposições Alício Dias dos Reis que promove esta semana, através da Sociedade Rural, a 45ª Efapi – Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial do Norte Pioneiro.
Durante pronunciamento, José Afonso agradeceu aos participantes do encontro regional, destacando as palestras dos convidados, todos de alto padrão de conhecimento. “Nosso Sindicato tem bases em Guapirama e Jundiaí do Sul e atende centenas de produtores e pecuaristas em várias ações. O apoio que recebemos do Sistema FAEP e da Secretaria Estadual de Agricultura e abastecimento também foi importante para esta integração. Este encontro é fundamental para que possamos aumentar a competitividade por meio da integração e cooperação e continuar produzindo alimentos para o mundo”, disse Afonso Junior.
O prefeito de Santo Antonio da Platina, José da Silva Coelho Neto saudou os presentes e parabenizou a organização do encontro, que considerou importante para a bovinocultura de corte. A coordenadora do Comitê Regional da Pecuária de Corte, Ligia Franco de Medeiros Buso agradeceu aos pecuaristas presentes e aos palestrantes. “Estas palestras foram importantes para que a Pecuária de Corte no Norte acompanhe a evolução. A luta para atingir um ideal na otimização na produção não é só do Comitê, mas de todos”, concluiu.
Palestras
Cerca de 140 pecuaristas se inscreveram e participaram do III Encontro Regional da Pecuária Moderna. A primeira palestra foi do empresário Noel Schweizer, Master Science, Engenheiro Agrônomo, Agricultor e Pecuarista. Com o tema “Uma Experiência de Sucesso no Agronegócio Regional”, Schweizer apresentou os programas e projetos que são desenvolvidos na sua propriedade, a Fazenda Marimbondo.
O Engenheiro Agrônomo e mestre em Fertirrigação, pós-graduado em Nutrição de Ruminantes e Doutorando em uso de águas residuais, Maicon Fábio Appelt explicou a Intensificação do Manejo de Pastagem na Pecuária de Corte, com exemplos de projetos já implantados em várias regiões do país. O encontro regional deste ano foi encerrado pelo Zootecnista do Departamento Técnico Econômico da Federação da Agricultura do Paraná – FAEP, Guilherme Mossa de Souza Dias.
Como Gestor Central de Pecuária de Corte da federação, Mossa apresentou as “Ações do Comitê” de Pecuária de Corte em todo o Paraná, com destaque a vários projetos que estão avançados nesta atividade. (Assessoria de Comunicação – Sindicato Rural de Santo Antonio da Platina)
Publicidade