
Por Carlos Roberto Francisquini
Palmeirenses de Cambará, no Norte Pioneiro do Paraná, se reuniram no Bar do Maciel reduto dos apaixonados por futebol na cidade para ver o verdão atropelar a LDU por 4 a 0, e garantir a vaga na final da Copa Libertadores da América.
O jogo, acompanhado lance a lance por dezenas de torcedores, começou com tensão.
O Palestra precisava reverter a diferença de 3x0 para os equatorianos no jogo de ida.
À medida que os gols palmeirenses foram saindo, o nervosismo deu lugar à euforia. Copos se ergueram, abraços se multiplicaram e o coro de “Avanti Palestra!” ecoou no bar.
Entre os mais empolgados estava Pastel, figura conhecida na cidade e líder informal da torcida local. Com um sorriso largo, ele resumiu o sentimento após a vitória.
"Parecia impossível, mas o Palmeiras mostrou que tem raça. Essa goleada foi pra calar quem duvidava”, comemorou.
O bar, administrado há mais de duas décadas por Maciel, já foi palco de muitas noites de futebol, mas poucas tão vibrantes quanto esta.
“A turma aqui sofre, mas também sabe comemorar. Quando o Palmeiras joga, é casa cheia”, contou o dono do bar.
Com o resultado, o Palmeiras confirmou presença na grande decisão da Libertadores e vai reencontrar o Flamengo, em mais um capítulo de uma das rivalidades mais intensas do futebol brasileiro.