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VAI TROCAR O DISCO DE FREIOS DO SEU VEÍCULO?

Leia esta reportagem antes. CAMBARÁ BOMBAS DIESEL oferece moderno serviços de recuperação de discos de freios

18/02/2019 16h02 Atualizada há 3 anos
Por:
VAI TROCAR O DISCO DE FREIOS DO SEU VEÍCULO?
Os irmãos Luís Gustavo e Marcus Muchagatta, diretores da Cambará Bombas Diesel 

 

C.Roberto Francisquini/com assessoria

 


 

A Cambará Bombas Diesel traz para seus clientes um moderno equipamento capaz de devolver a vida útil dos discos de freios.  A tecnologia oferecida pela empresa faz a completa recuperação dos discos gerando economia para donos de veículos que anteriormente tinham que trocar a peça em casos de envidramento ou quando o disco apresentava algum grau de empeno. “Os freios são fundamentais para a segurança do condutor e seus passageiros”, revelam os irmãos Gustavo e Marcus Muchagatta. “Antes de trocar os discos de freios do seu veículo, façam um teste, fale conosco, pode ser muito mais vantajoso economicamente recuperá-los, com a garantia que você deseja”, convidam.

 

O que é o disco de freio?

O disco é um dos mais importantes componentes do sistema de frenagem do veículo. É uma peça que acompanha o movimento da roda e atua em conjunto com as pastilhas. Quando o motorista aciona o pedal do freio, o as pinças de freio que seguram as pastilhas se fecham e provocam o atrito entre as pastilhas e o disco que está em movimento juntamente

com a roda. Este atrito provoca a redução da velocidade até sua parada.

 

Qual a influência do disco de freio em relação a segurança do veículo?

Ele é um dos elementos mais importantes, pois quando está com seu desempenho comprometido pode reduzir a capacidade de frenagem e conseqüentemente ocasionar um acidente.

 

Quais os sintomas de que um disco não está bom?

Há dois principais problemas são comuns em discos de freio: o envidramento ou espelhamento e o empeno.

No caso do envidramento, a superfície de contato do disco apresenta um brilho excessivo, chegando até a uma aparência de espelho. Este modo de falha faz com que a pastilha e o disco tenham menos atrito, aumentando o tempo de frenagem e provocando ruídos agudos, similares a um apito quando o pedal do freio é acionado.


 O empeno do disco ocorre quando há alguma deformação na área de contato com a pastilha que pode ocorrer por vários fatores, principalmente por mudanças bruscas na temperatura do material. Quando o veículo freia, o atrito causa um aumento na temperatura do disco e se, com o disco quente, você passa em uma poça de água, por exemplo, o disco muda de temperatura bruscamente e pode empenar. 


 Quando o disco está empenado o volante pode vibrar quando o pedal do freio é acionado e o veículo perde capacidade de frenagem por não ocorrer um contato uniforme entre o disco e a pastilha.

Como é possível resolver os problemas do disco de freio?

Existem duas maneiras de se resolver os problemas em disco de freio: a troca da peça e a recuperação dela. No caso de troca o mecânico irá removê-la do veículo e deverá ser instalada uma peça de boa qualidade para que não tenha a segurança do seu veículo comprometida. Este tipo de reparo é mais caro que a recuperação e ainda assim não garante que alguns dos sintomas deixem de ocorrer, pois a deformação também pode estar no acoplamento que prende o disco a roda: o cubo.


A recuperação só é segura e garantida quando feita diretamente no veículo. Muitas pessoas ainda acreditam que remover o disco do carro e dar um passe no torno pode resolver o problema, porém o disco quando colocado no torno, nunca rodará exatamente como roda no dia-a-dia. Isto ocorre porque quando está instalado no carro é o disco parte de um sistema inteiro que possui imperfeições que podem ser ocasionadas por vários motivos. No caso da Toyota Hilux, por exemplo, os parafusos da roda devem ser apertados com um equipamento de precisão para que o cubo não sofra esmagamento e nós sabemos que quase ninguém tem um torquímetro em mãos quando um pneu fura.


Para realizar a recuperação com cem por cento de certeza, adquirimos recentemente um equipamento chamado ProCut USA, que é sensação na America do Norte. Este equipamento é o que há de melhor no mundo hoje, pois se acopla ao cubo do próprio veículo e realiza a correção com o sistema em condições de uso iguais ao veículo rodando na rua e com  custo significativamente menor do que a troca da peça. Já vimos casos de nem o disco novo não resolver o problema de vibração por conta da imperfeição do restante do sistema, desta forma, realizamos a correção do disco novo e o problema foi sanado.


Também há casos onde superfície do disco já está muito desgastada e a correção não é possível, por isso realizamos a medida da espessura do disco antes de realizar o serviço, nestes casos o disco deve ser substituído.

 

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