SICREDI TOPO
CBD 2020
CNSG 2020 TOPO
Desenvolvimento

Obras do Governo nos municípios terão unidade de identificação visual

Objetivo é melhorar a comunicação com a população, oferecer informações precisas sobre o que o Governo faz para melhorar a vida da população nas cidades

05/05/2020 13h37
Por: Nathália Bonhole
Fonte: AEN
Iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas e Paranacidade
Iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas e Paranacidade

Todos os projetos realizados nos municípios com recursos operados pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e Paranacidade serão identificados por placas de obras, placas de inauguração e adesivos produzidos a partir de um único projeto de identificação visual.

Nesta terça-feira (05), entra em operação o Gerador de Placas desenvolvido pela Coordenação de Operações do Paranacidade, para dar unidade visual a ações do Governo do Estado. “O objetivo é melhorar a comunicação com a população, oferecer informações precisas sobre o que o Governo faz para melhorar a vida das pessoas no lugar onde vivem”, diz o superintendente executivo do Paranacidade, Álvaro Cabrini.

O Gerador de Placas evita incorreções na produção de placas, como erros sobre a origem dos recursos, valor do projeto, alterações nos brasões municipais e logomarcas, na vinculação do projeto com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), na descrição e localização da obra e até no Projeto Gráfico.

“Mesmo com a existência de um manual para a produção de placas, esses equívocos aconteciam com certa frequência, gerando descaracterização da ação governamental. A partir de agora, com o Gerador, evitaremos esses problemas. As placas serão produzidas com dados corretos, unidade visual e maior velocidade”, destaca Cabrini.

FERRAMENTA - De acordo com o assistente de suporte técnico administrativo da Coordenação de Projetos (CPR) do Paranacidade, Fabiano Coelho dos Santos, para os usuários, os técnicos dos departamentos de obras das Prefeituras, o Gerador de Placas aparecerá como um pequeno formulário, de até nove passos, a ser preenchido pela Internet.

Basta selecionar, em relações oferecidas pela própria interface, o nome do município, a origem do recurso, o tipo de placa ou adesivo e, com informações constantes no contrato, preencher os demais campos. Então, o aplicativo gera um arquivo em PDF, em tamanho natural e em alta resolução, pronto para ser enviado à empresa que fará a impressão da placa”, explica.

PADRÕES VISUAIS - O Gerador oferecerá placas que seguirão padrões visuais definidos pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura.

No caso das Placas de Obras, as citações do Governo do Paraná, da prefeitura, do tipo do projeto (pavimentação de via, posto de saúde), a marca do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável a que a obra está vinculada, a origem dos recursos, o valor da ação, o prazo de execução, a empresa executora, a localização da obra e sua quantidade.

A parte inferior da placa será destinada ao Brasão do Município e às logomarcas do Programa de destinação de recursos, do Paranacidade e da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

Uma novidade é a aplicação de um QR Code que oferece informações adicionais a respeito da ação. A partir de um telefone celular, ou um tablete, com um aplicativo de leitura, será possível acessar o detalhamento do projeto e visualizar o local exato da obra.

O sistema, a partir dos dados fornecido, busca nos Bancos de Dados do Paranacidade, as informações necessárias para a confecção da placa. Com os todos campos preenchidos, libera o botão “Enviar” e, em seguida, o botão “Baixar PDF”. O arquivo será enviado para o computador do solicitante e estará pronto para a impressão.

Trabalharam na elaboração do Gerador de Placas, além de Fabiano Coelho dos Santos, Evemar Wernik e a estagiária Gabriela Becker, sob a coordenação da engenheira cartógrafa, Virgínia Thereza Nalini.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.