Terça, 07 de Julho de 2020 00:31
43 9 9937 4574
SAÚDE & BEM ESTAR SAÚDE DOS OLHOS

CATARATA, GLAUCOMA e RETINOPATIA DIABÉTICA: A VISÃO NA FASE ADULTA

Dr. José Francisco Haggi, Médico Oftalmologista, fala sobre o assunto

29/05/2020 14h08 Atualizada há 1 mês
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Dr. José Francisco Haggi
Dr. José Francisco Haggi  Médico Oftalmologista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Especialista em Retina, Vítreo e Catarata, Membro da Sociedade Européia de Especialistas em Retina (EURETINA)
Dr. José Francisco Haggi Médico Oftalmologista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Especialista em Retina, Vítreo e Catarata, Membro da Sociedade Européia de Especialistas em Retina (EURETINA)

Pessoas que enxergam bem, normalmente, apenas procuram um médico oftalmologista quando a visão começa a falhar, o que ocorre em geral por volta dos 40 anos de idade. Queixas como sensação de vista cansada, coceira nos olhos, dificuldade para focalizar imagens próximas e lacrimejamento são as mais comuns às pessoas que procuram o atendimento oftalmológico nessa fase da vida.

Além da presbiopia (ou vista cansada), que pode ser resolvida com o uso de óculos para perto, outros problemas são mais frequentes a partir dos 40 anos:

CATARATA

É definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.

Pode ser classificada como:

  • catarata congênita: presente ao nascimento;
  • catarata secundária: devido a fatores variados, tanto oculares como sistêmicos;
  • catarata senil: opacidade do cristalino relacionada à idade.

Aproximadamente 85% das cataratas são classificadas como senis, com maior incidência na população acima de 50 anos. A correção cirúrgica é a única opção para recuperação da capacidade visual do portador de catarata.

GLAUCOMA

Doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira. Na maioria dos casos, vem acompanhada de pressão intraocular elevada, mas pode ocorrer também em “baixa pressão”. Em geral, o tratamento é feito com colírios. Se o tratamento clínico não apresentar resultados satisfatórios, pode-se indicar cirurgia.

 

RETINOPATIA DIABÉTICA

O diabetes é uma doença progressiva, que afeta, entre outras áreas do corpo, os vasos sanguíneos do olho. Portadores de diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que os demais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos. O controle cuidadoso do diabetes, com uma dieta adequada e acompanhamento médico são as principais formas de evitar o desenvolvimento da retinopatia diabética. Para manter a visão, diabéticos devem passar rotineiramente por uma consulta oftalmológica.

Para manter a saúde dos olhos em dia é necessário a consulta oftalmológica de rotina, seja para a prevenção quanto para o tratamento das doenças oculares.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dr. José Francisco Haggi
Sobre Dr. José Francisco Haggi
Médico oftalmologista. Graduado em medicina pela Universidade Estadual Paulista – UNESP Especialista em oftalmologia pelo Hospital de Olhos do Paraná. Título de especialista em oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia Fellowship em retina clínica e cirúrgica pelo Hospital de Olhos do Paraná Atua nas áreas de retina, vítreo e catarata. Membro do corpo clínico do Hospital de Olhos Norte Pioneiro.
Cambará - PR
Atualizado às 00h29 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 27°

18° Sensação
10.8 km/h Vento
69.8% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias