Sexta, 04 de Dezembro de 2020 18:02
43 9 9937 4574
TECH VOCÊ PRECISA SABER!

UENP divulga inscrição para o Programa Institucional de Acessibilidade Tecnológica

As inscrições seguem até 14 de agosto pelo site da Universidade

02/08/2020 08h38
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Tiago Ângelo
Reitora da UENP, Professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, fala para professores no Campus de Cornélio Procópio
Reitora da UENP, Professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, fala para professores no Campus de Cornélio Procópio

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) divulgou, nesta quinta-feira (30), formulário de inscrições de estudantes para o Programa Institucional de Acessibilidade Tecnológica da UENP. Alunos de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade poderão concorrer à cessão de equipamento smartphone e pacote de dados de tecnologia da informação (internet) para realização de suas atividades acadêmicas de maneira remota durante o período de pandemia. As inscrições seguem até 14 de agosto pelo site da Universidade. 

Aprovado pelo Conselho de Administração e Finanças (CAD) da UENP em reunião na terça-feira, (28), a inscrição no Programa não gera automaticamente direito à cessão do equipamento com pacote de internet. Os dados de inscrição contidos no formulário são de preenchimento obrigatório e serão verificados por instâncias competentes. Para ter acesso ao auxílio, o aluno terá de atender requisitos exigidos no Edital nº026/2020 GR.

A UENP estabeleceu critérios e prioridades para selecionar os estudantes que enfrentam dificuldades para acompanhar as aulas online devido à falta de equipamentos e conexão de internet. Dessa forma, estudante em primeira graduação com CADúnico; inscrito no Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE); ingressante pelo Vestibular dos Povos Indígenas - CUIA/UENP; da Moradia Estudantil da UENP; participante bolsista do Programa PIBIS são destacados como primeiro grupo na ordem de prioridade.

A Resolução prevê ainda a possibilidade de contemplar estudantes de um segundo grupo em primeira graduação pertencente à família, residentes no mesmo domicílio, cuja renda familiar total seja de até três salários mínimos federal; e ainda, em um terceiro grupo, alunos de segunda graduação e de pós-graduação stricto sensu, observada algumas prioridades estabelecidas em Edital.

Caso o estudante seja contemplado com a cessão de equipamento, o período de guarda e utilização será equivalente ao período de atividades remotas do seu curso, devendo fazer a devolução no prazo estabelecido pela UENP. A cessão do chip com pacote de dados de internet será pelo período de seis meses.

A reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destaca a importância do Programa para atendimento da parcela de alunos que não está tendo acesso a oferta das aulas online pela falta de equipamento e internet.

“A falta de equipamentos e de acesso à internet era algo que nos preocupava bastante desde o momento em que implantamos o Regime Especial na UENP, na busca por minimizar as perdas deste ano letivo, pela incerteza quanto ao retorno das atividades presenciais. Segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação, cerca de 15% de nossos alunos não possuíam condições de acompanhar as aulas online por falta de equipamento e esse Programa vem para atender estritamente a esse público”, disse a reitora.

“Nosso desejo é que o Programa alcance a todos os alunos da nossa Universidade que de fato necessitam do celular e internet, para participação nas aulas do Regime Especial. Importante destacar que este Programa é realizado para aqueles que de fato precisam, pois o acesso de um estudante que não tenha necessidade do equipamento poderá inviabilizar a participação de um colega que necessite realmente”, pondera a Padoan.

Doação

A UENP recebeu doação de 900 smartphones da Receita Federal de Curitiba, na última semana, para empréstimo a estudantes da Universidade. Já para a compra de chips para os celulares com pacote de internet por seis meses, a Universidade recebeu recurso de R$105 mil da Assembleia Legislativa do Paraná.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias