É nesta data que se comemora a emancipação política do Paraná. Em 29 de agosto de 1853, D. Pedro II assinou a Lei Imperial 704.
Quatro meses depois instalou-se a Província do Paraná. Assim, o estado deixou de ser a Quinta Comarca de São Paulo e passou a ter uma administração independente.
Na época, os presidentes das províncias eram indicados pelo governo imperial e, para o Paraná, o escolhido foi o baiano Zacarias de Góes Vasconcelos.
A escolha da capital se deu um ano após a assinatura da Lei Imperial 704 e Paranaguá, Curitiba, Castro e Lapa eram as cidades que concorriam ao posto.
Todos esses centros urbanos tinham quase o mesmo tamanho, entre seis e sete mil habitantes. Curitiba foi contemplada porque estava localizada estrategicamente no centro de todos eles e também porque era a cidade mais rica e importante.
Em 1962, foi publicada a lei estadual 4.658, que instituiu o dia 19 de dezembro como feriado, mas não explicitou o que é que pretendia observar.
Foi somente em 2014, com a edição da lei 18.384, que a Assembleia especificou que o que se comemora é a emancipação política do estado.
Entretanto, através desse mesmo ato, decidiu que não mais haveria o feriado civil.