
Da redação
C.Roberto Francisquini
As principais obras Sacras do acervo cultural/religioso da Paroquia Nossa Senhora das Graças, de Cambará, receberam atenção especial da artista plástica Erika Mayumi Bam Ferreira (foto), especialista no assunto. Erika contou ao Circulandoaqui que as obras, a maioria delas datada da década de 1930, estão em perfeitas condições.
“É incrível ver como as imagens resistiram bem a ação do tempo ao longo dos anos, elas estão perfeitas, não há rachaduras, somente a pintura sofreu um pouquinho” resumiu. Foram restauradas as imagens de São José, Santo Antônio, duas imagens de Santa Terezinha e Santa Rita de Cássia.
Com mãos delicadas e muita técnica, Érika devolveu o aspecto original das imagens, realçando suas cores vibrantes e conceitos particulares. Questionada sobre o valor da restauração de cada peça, Érika preferiu não revelar a quantia, alegando que todo o trabalho realizado por ela foi sem nenhum custo para a igreja.“Não quero dar publicidade disto, apenas faço por uma questão muito particular” salientou.
A artista revelou que são usadas tintas especiais e que antes da restauração é feito um estudo sobre as características de cada peça.
No campo pessoal, Erika disse ser uma emoção especial tocar as imagens que carregam tanta história para a comunidade católica cambaraense.
“Respeito todo o tipo de crença, eu tenho a minha, sou católica convicta e posso afirmar que é muito emocionante realizar este trabalho, particularmente quando restaurei a imagem de São José” descreveu, “Ele é meu Santo protetor, confesso que foi um momento muito especial” finaliza.