Sábado, 25 de Setembro de 2021 01:27
43 9 9937 4574
Curiosidade AVANÇO

Cientistas testam internet sem cabo tão rápida quanto por fibra ótica

Tecnologia que utiliza partículas de luz ainda está em fase de testes

31/10/2017 17h32
Por: Carlos Roberto Francisquini
Cientistas testam internet sem cabo tão rápida quanto por fibra ótica

Notícias ao Minuto


 

Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, estão testando uma conexão que pode ser tão rápida quanto a internet por fibra ótica, mas utilizar fios.


A tecnologia por trás da experiência se vale fótons para transmitir dados pelo ar - até então, estas partículas de luz eram utilizadas apenas em redes cabeadas.


Os resultados da pesquisa revelaram que o sinal de Internet em forma de fótons percorreu, em uma velocidade superior a 1 Gbps, cerca de 1,6 km em zona urbana. De acordo com o 'Techtudo', a tecnologia também foi capaz de manter as informações intactas.


Em termo de comparação, redes de fibra ótica atingem hoje velocidades de transmissão de aproximadamente 10 Gbps. A experiência tem um futuro promissor, podendo significar um custo menor de conexão, sem a necessidade de cabos.


A tecnologia, contudo, ainda passa por limitações. Ela não é capaz de atravessar paredes - ao contrário do sinal de Wi-Fi. Com isso, o recurso pode não ser tão prático em casas ou prédios.


Caso tenha se animado, a reportagem lembra que a técnica ainda está em fase de testes. Por isso, ainda não há qualquer previsão de lançamento.

 

Publicidade 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias