SICREDI TOPO
CNSG 2020 TOPO
CBD 2020
Cenário

Pé Direito

De onde vem o termo pé direito na construção?

MARCIA ERTHAL

MARCIA ERTHAL É formada em Ciências Contábeis, Arquitetura e Urbanismo e Piano Clássico, traz para seus projetos uma linha arquitetônica artística e diferenciada. A coluna Cenário Arquitetônico surge para nos remeter de corpo e alma em busca de soluções arquitetônicas para materializar um dos nossos maiores sonhos: o de habitar. Contato: [email protected]

28/03/2020 21h14
Por: Carlos Roberto Francisquini
Fonte: Marcia Erthal
Imagem: Pinterest - reprodução
Imagem: Pinterest - reprodução

Você conhece a expressão popular: Entrar com o pé direito? Essa é uma expressão que, muitas vezes, é levada a sério por várias pessoas como um ritual, uma superstição. Significa entrar bem ou começar bem alguma coisa. Mas no cenário construtivo, "Pé Direito" tem outro significado. É sobre isso que vamos falar a seguir.

Se você não é do ramo da construção e ouviu sobre pé direito alto, pé direito baixo, pé direito duplo, deve ter ficado ainda mais confuso. No entanto, pé direito nada mais é que a distância vertical entre o piso e o teto de um ambiente.

De onde vem o termo pé direito na construção?

O Arquiteto Carlos Lemos, da Universidade de São Paulo (USP), diz: “O próprio sentido das palavras reforça essa hipótese. Pé também significa árvore; direito também quer dizer no prumo, em ângulo reto. Com o passar do tempo, passou-se a chamar de pé-direito o espaço do teto ao chão, que por sua vez dependia do tamanho do apoio de madeira que sustentava a construção".

Existe medida ideal?

O pé direito de uma construção impacta na ventilação e na temperatura do ambiente. De maneira geral para edificações habitacionais, a medida padrão vai de 2,70m a 3m. As medidas não precisam ser iguais em todos os cômodos. Casas podem ficar muito elegantes com uma das salas mais alta.

Se a medida for inferior a 2,70m, dizemos que a casa tem pé direito baixo. A sensação é de acolhimento e intimidade mas o ambiente ficará abafado se o clima da região for quente.

Medidas um pouco maiores de 3m geram o chamado pé direito alto. Nesse caso a sensação é de conforto e frescor.

Já o pé direito duplo significa que a altura da medida tradicional foi multiplicada por dois. Ambientes assim remetem amplitude e permitem melhor iluminação e entrada de ar.

Antes de iniciar a obra é preciso pensar bem no projeto e definir quais as características que o pé direito pode acrescentar, seja uma casa quente ou fria, mais intimista ou ampla. E não esqueça, faça tudo isso com o "pé direito".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.