Sábado, 25 de Setembro de 2021 00:23
43 9 9937 4574
ARTIGOS 19 de Agosto

UM PAÍS SEM HISTÓRIA. É UM PAÍS SEM MEMÓRIA

A história é o grande espelho da vida; instruiu com a experiência e corrige com o exemplo

19/08/2020 16h11 Atualizada há 1 ano
Por: Carlos Roberto Francisquini Fonte: Prof. Cesar Mota
Professor Cesar Motta. Foto: Arquivo Pessoal
Professor Cesar Motta. Foto: Arquivo Pessoal

Hoje dia 19 de agosto comemoramos o dia do historiador. Miguel de Cervantes escreveu que; O poeta pode contar ou cantar as coisas, não como foram mas como deviam ser; e o historiador há de escrevê-las, não como deviam ser e sim como foram, sem acrescentar ou tirar nada à verdade. O principal objetivo desta data é homenagear os profissionais que se dedicam a estudar e conhecer sobre a história das civilizações e comunidades. A criação do Dia do Historiador foi oficializada a partir do Decreto de Lei nº 12.130, de 17 de dezembro de 2009.

A escolha do dia 19 de agosto é uma homenagem a Joaquim Nabuco (1849- 1910), nascido nesse dia em Pernambuco. Ele foi um dos historiadores mais importantes do país e um dos responsáveis pela fundação da Academia Brasileira de Letras. Joaquim também ficou conhecido por ser um dos maiores abolicionistas do país. Aliás, Nabuco é o autor da célebre frase: “A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil”. A história é o grande espelho da vida; instruiu com a experiência e corrige com o exemplo.

Prof. Cesar Mota.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias